Alguns mitos que te contam sobre a abdominoplastia
Muito provavelmente você já ouviu diversos “achismos” sobre o procedimento, certo? Confira a seguir os principais mitos repassados entre as pessoas.
Realizar uma cirurgia plástica não se trata de um procedimento simples como um corte de cabelo em um salão de beleza. É extremamente importante que haja todo um planejamento para a decisão ser consciente e sem futuros arrependimentos.
Infelizmente, durante o percurso de buscar mais informações e se preparar para o procedimento, algumas pessoas costumam ser desencorajadas por outras que trazem informações sem qualquer fundamento de fontes consideradas duvidosas.
O objetivo desse texto é justamente trazer mais informações sobre essa cirurgia plástica tão procurada, desmistificando o que costuma ser divulgado sem conhecimento e expertise. Confira a seguir!
O que é a abdominoplastia?
Conhecida também como plástica na barriga, essa cirurgia tem como objetivo retirar o excesso tanto de gordura quanto de pele da região abdominal. Além disso, serve para restaurar a musculatura da região que se encontra separada ou enfraquecida.
Ao final do procedimento, a intenção é obter uma barriga proporcional ao restante das medidas do corpo e com mais tônus muscular.
Geralmente, o procedimento é indicado para pessoas que sofreram um grande aumento de peso, seguido por uma considerável perda, que gerou flacidez.
Na maioria das vezes, o médico decide por utilizar uma anestesia peridural - um tipo de anestesia local que é usada para bloquear a dor em uma determinada área do corpo, como a parte inferior do corpo, durante um procedimento médico. Ela é aplicada através da inserção de uma agulha fina no espaço entre as vértebras da coluna vertebral e a injeção de um medicamento anestésico nessa área. Uma das principais vantagens da anestesia peridural é que ela permite que a pessoa permaneça acordada e alerta durante o procedimento, sem sentir dor na área afetada. Mas, podem ser feitas outras anestesias, como a local com sedação ou anestesia geral.
Do mesmo modo, as técnicas escolhidas também podem variar. A escolha é feita em conjunto com o paciente e o seu médico-cirurgião, considerando o grau de flacidez dos tecidos, a quantidade de estrias e de gordura abdominal, bem como a altura do umbigo.
A cirurgia tende a durar de 3 a 4 horas e a internação, quando a evolução é normal, não passa de um dia. No pós-operatório, é indicado que não sejam realizados esforços por no mínimo 30 dias, a postura permaneça curvada por até 15 dias, o uso da cinta cirúrgica, sendo retirada somente para o banho durante o primeiro mês, além de realizar drenagem linfática manual após a primeira semana.
Os resultados costumam aparecer depois de seis meses da realização do procedimento, quando cerca de 90% do inchaço pós-cirúrgico já tenha sido reabsorvido.
Entretanto, o resultado definitivo só é visto depois de um ano e meio depois da cirurgia.
Mitos sobre a abdominoplastia
-
A Abdominoplastia pode ser feita por qualquer pessoa acima do peso. Mito. O objetivo da cirurgia não é o emagrecimento em si, a ideia não é retirar os excessos de gordura ou eliminar a gordura localizada, mas sim melhorar o contorno corporal e dar firmeza à região. Na verdade, quanto mais próxima estiver do peso real, melhor será o resultado e a recuperação.
-
É possível conseguir uma barriga tipo tanquinho com a cirurgia plástica. Mito. Cada pessoa terá um resultado diferente, de acordo com sua situação. Alguém com apenas um pequeno acúmulo de gordura deverá ter um resultado melhor do que alguém com flacidez e pneuzinhos, por exemplo. Mas para ter uma barriga “tanquinho”, é preciso fazer muito exercício físico e ter genética para isso.
-
A cirurgia plástica dura para sempre. Mito. A cirurgia plástica consegue e muito modelar um corpo. Às vezes até é possível devolver a mesma silhueta de antes de uma gestação por exemplo. E quem passa por uma cirurgia plástica tem uma grande e imediata melhora. E mesmo o corpo passando por um processo de transformação e envelhecimento celular a longo prazo, quem fez uma cirurgia plástica estará muito melhor do que quem não fez.
-
É possível ter marcas na região operada, como quelóides ou escurecimento da pele. Verdade. O cirurgião sempre deve cuidar para deixar as cicatrizes da abdominoplastia o mais escondidas possível, como na região do biquíni. A cicatriz embora algumas vezes possa se estender, ela deve ser de boa qualidade com tendência a ficar clara e bem pouco aparente. Alguns aspectos podem influenciar para uma má cicatrização, como pouco cuidado no pós-operatório ou mesmo falta de habilidade do médico. Por isso é importante escolher bem seu cirurgião e se atentar aos cuidados após a cirurgia!
-
É preciso ter cuidado para não engordar no período pós-cirúrgico. Verdade. Como o objetivo da abdominoplastia é melhorar o contorno corporal, se o paciente engordar ele poderá perder a modelagem que espera obter com a cirurgia. E como o processo de recuperação envolve tempo e limitações de voltar logo para uma academia ou atividades físicas, se você não estiver bem preparada para o pós-operatório, pode acontecer de ao invés de ficar bem modelada, ganhar uns quilinhos indesejáveis e pôr em risco o resultado da sua cirurgia.
Ainda está interessado em realizar a abdominoplastia? Se sim, procure médicos especialistas para te acompanhar durante todo o processo. E, para isso, conte com um plano de saúde de qualidade. Afinal, a abdominoplastia pode ser realizada diversas vezes ao longo da vida.
Fonte:
http://boaplastica.com.br/blog/8-mitos-e-verdades-sobre-abdominoplastia/
Texto colaborativo por: Amanda da SEO Marketing