Qual é o melhor plano de saúde para você?

Saiba como e onde encontrar o melhor plano de saúde para você, nas maiores operadoras do Brasil, como GNDI, Bradesco Saúde, Unimed, SulAmérica e Amil, considerando a sua cobertura, acomodação, coparticipação e segmentação.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo IBGE, divulgada em 2020, 28,5% dos brasileiros possuíam algum plano de saúde médico ou odontológico, totalizando 59,7 milhões de pessoas. A mesma pesquisa apresentou que, sete em cada dez pessoas que procuram o mesmo serviço de saúde vão à rede pública.

Já hoje em dia, com a chegada da pandemia, ter um plano de saúde se tornou prioridade na vida de muitos brasileiros, que passaram a adquirir e investir mais em seu bem estar. E que tal encontrar o melhor plano de saúde para você também?

Mãe, pai e filha juntos sorrindo

Existem diversos tipos de planos de saúde no Brasil, que atendem a necessidades específicas e diferentes umas das outras, seja em planos individuais, coletivos, ou empresariais - aquele no qual a empresa oferece esse benefício a seus colaboradores.

Mas afinal, você sabe qual é o plano que melhor atende às suas necessidades? Descubra aqui como escolher os melhores planos de saúde de 2021.

Qual tipo de cobertura escolher?

Um plano de saúde é composto por diferentes tipos de cobertura, podendo atender nas coberturas regional, estadual, ou até nacional. E entender qual é a cobertura certa para você impacta diretamente na hora de contratar o plano, e no custo benefício do mesmo. Veja como funciona:

  • Regional: é ideal para aqueles que desejam ter um plano de saúde pertinho de casa e com preço baixo. Então, se você dificilmente sai da sua região, mora, trabalha e estuda até na mesma, esse tipo de plano é perfeito para você;
  • Estadual: para aqueles que trabalham ou estudam longe de casa, viajam com menor frequência, e desejam um plano com uma abrangência maior, os planos de saúde com cobertura estadual são ideais, pois, atenderão não só onde você mora, mas também, onde você passa boa parte do seu dia, como no trabalho ou na faculdade, por exemplo;
  • Nacional: se você está sempre viajando, seja a trabalho ou por lazer, escolher planos com cobertura para todo o país pode ser a melhor opção. Afinal, nunca se sabe quando e onde você irá precisar usá-lo, não é mesmo? Apesar de serem um pouquinho mais caros, eles sempre atendem a todas as suas necessidades, quando, como e onde você quiser.

E a pergunta que não quer calar, com ou sem coparticipação?

Com ou sem coparticipação?

Assim como no caso da cobertura e abrangência do plano, o fato dele ser com ou sem coparticipação é muito relativo, a depender da necessidade e dos desejos de quem vai usufruir. Mas essa é a hora de você tirar essa dúvida, com ou sem?

  • Com coparticipação: nesse tipo de plano é cobrado uma mensalidade mais barata, e ao utilizá-lo são cobradas pequenas taxas. Sendo o plano ideal para quem utiliza os serviços médicos com menor frequência, e deseja ter um preço baixo. Vale ressaltar que, as taxas cobradas possuem um limite de cobrança, portanto, independente do quanto o contratante do plano utilizar, o limite a ser cobrado pela coparticipação continuará valendo e será sempre o mesmo;
  • Sem coparticipação: já aqui, o plano pode possuir um preço um pouco mais alto, mas ele vem com tudo incluso, sem cobrança de taxas por utilização. Feito para pessoas que utilizam o plano com maior frequência, e não querem correr o risco de levar aquele susto com a conta no final do mês.

Depois de refletir sobre sua escolha referente à coparticipação, você precisa pensar no tipo de acomodação.

Qual tipo de acomodação escolher?

Geralmente, os tipos de acomodação oferecidos são apartamento ou enfermaria, e você deve escolher qual deseja logo na contratação do plano, para quando precisar de alguma internação, já ter tudo preparado para você. Apesar de muitas pessoas terem dúvidas sobre qual é a escolha ideal, a verdade é que, tudo dependerá das suas necessidades e preferências. Entenda:

  • Enfermaria: neste tipo de acomodação você faz uso de quartos coletivos, ou seja, divide o quarto de internação com outros pacientes. Essa opção deixa o plano com valores reduzidos, portanto, se você deseja preço baixo, essa é a melhor opção. Vale ressaltar que, os quartos coletivos nunca ficam lotados, e que a sua saúde e privacidade são sempre priorizados, então você não precisa se preocupar com isso;
  • Apartamento: por outro lado, se você deseja uma acomodação mais calma e individual para quando precisar ser internado, essa é a ideal para você. Apesar de ser cobrado um valor um pouco mais alto por isso, você terá um espaço de internação só seu.

Escolhido a acomodação, agora só falta a segmentação. Vamos lá!

Quais são os tipos de segmentações?

Em geral, os planos de saúde e odontológicos são divididos por algumas segmentações específicas, que atendem a diferentes áreas. E entender qual das segmentações escolher na hora faz parte. Saiba quais são elas:

  • Cobertura Hospitalar: esse tipo de plano cobre internações e todos os outros gastos que façam parte dela, como exames, UTI e procedimentos em pronto socorro e hospitais. Podendo ser com ou sem obstetrícia, que são os serviços de parto;
  • Cobertura Ambulatorial: já neste tipo de plano você terá acesso a consultas médicas e exames em clínicas e consultórios, além de tratamentos e outros procedimentos ambulatoriais. Perfeito para fazer aquele check up de rotina;
  • Cobertura Odontológica: se você deseja cuidar da sua saúde bucal, que tal uma cobertura odontológica? Aqui você garante toda assistência odontológica para consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência, além de qualquer serviço ambulatorial solicitado pelo cirurgião-dentista;
  • Cobertura Referência: essa é a segmentação mais completa, pois abrange todos os serviços médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia. Além disso, você já conta com acomodação enfermaria também.

E por fim, onde escolher o melhor plano de saúde para você?

Onde escolher o melhor plano de saúde?

Aqui no Joov você encontra planos de saúde que atendem às suas necessidades de maneira única e com assistência médica de primeira. Você ainda tem acesso a contratar planos das maiores operadoras do Brasil, como Notredame Intermédica (GNDI), Bradesco Saúde, Central Nacional Unimed, SulAmérica, Amil e Ana Costa Saúde, que dispõe de centros médicos, ampla rede credenciada, rede própria, um grande número de beneficiários, e até transporte aeromédico.

E tudo isso com preços acessíveis, que cabem no seu bolso, zero fidelidade e sem toda aquela burocracia. E se caso ainda tiver dúvidas, saiba que pode contar com o nosso time para tirar todas elas, nós estamos sempre aqui para te ajudar :)

Faça uma cotação com o Joov, e descubra o melhor plano de saúde para você ;D