Última atualização:

Plano de saúde cobre Psicólogos e Psiquiatras?

plano-cobre-psicologos-psquiatras-img

Já percebemos a importância de cuidar não só do corpo, mas também do bem-estar emocional. E pensando nesses cuidados, na hora de iniciar um tratamento psicológico, é comum a dúvida: Plano de saúde, cobre psicólogo? Sim, é possível encontrar psicólogos e terapeutas na lista de especialistas do seu plano. Venha fazer sua cotação no Joov!

Psicologia e psiquiatria: as diferenças

A psicologia e a psiquiatria são duas áreas da saúde mental que se dedicam ao estudo e tratamento de transtornos mentais e comportamentais. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre as duas profissões.

O psicólogo é um profissional formado em psicologia, uma ciência que estuda a mente humana e seu comportamento. O psicólogo pode atuar em diversas áreas, como clínica, educacional, organizacional, jurídica e social.

As principais atividades do psicólogo são:

  • Avaliação e diagnóstico de transtornos mentais e comportamentais;
  • Tratamento de transtornos mentais e comportamentais por meio de psicoterapia;
  • Prevenção de transtornos mentais e comportamentais;
  • Promoção da saúde mental.

O psiquiatra

O psiquiatra é um médico que cuida da saúde mental das pessoas. Ele estuda e trata doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia e outros transtornos mentais

As principais atividades do psiquiatra são:

  • Diagnóstico de transtornos mentais e comportamentais;
  • Prescrição de medicamentos para o tratamento de transtornos mentais e comportamentais;
  • Solicitação de exames laboratoriais e de imagem para o diagnóstico de transtornos mentais e comportamentais;
  • Tratamento de transtornos mentais e comportamentais graves, como a esquizofrenia e a bipolaridade.

As principais diferenças entre psicologia e psiquiatria

A principal diferença entre psicologia e psiquiatria é a formação. O psicólogo é formado em psicologia, enquanto o psiquiatra é formado em medicina e especializado em psiquiatria.

Outra diferença importante é a atuação. O psicólogo pode atuar em diversas áreas, enquanto o psiquiatra atua principalmente na área clínica.

Além disso, o psicólogo tem como foco o tratamento de transtornos mentais e comportamentais por meio de psicoterapia, enquanto o psiquiatra pode prescrever medicamentos para o tratamento de transtornos mentais e comportamentais.

Quando procurar um psicólogo ou um psiquiatra?

A indicação de um psicólogo ou um psiquiatra deve ser feita por um profissional de saúde mental. No entanto, algumas situações podem indicar a necessidade de procurar um psiquiatra, como:

  • Mudanças frequentes de humor;
  • Alterações no apetite, seja por compulsão ou ausência de apetite;
  • Sensação de ansiedade;
  • Dificuldade para dormir;
  • Estresse e irritabilidade.

Como funciona a cobertura para tratamento psicológico?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula os planos de saúde, garante que eles devem cobrir consultas com psicólogos. Essa cobertura inclui três tipos de serviços: psicoterapia, terapia ocupacional e consultas e sessões com psicólogos.

Esses serviços estão listados na regulamentação da ANS, que estabelece os procedimentos mínimos que todos os planos de saúde devem oferecer aos seus clientes.

No entanto, é importante ficar atento às restrições que podem ser aplicadas à cobertura de psicólogos. Além disso, é importante verificar a cobertura de profissionais que o seu plano de saúde oferece.

Plano de saúde cobre psicólogo em que situações?

Veja as principais restrições para as três modalidades com cobertura obrigatória pelos planos de saúde para atendimento psicológico garante-se a cobertura de até 40 sessões por ano. Isso equivale a uma consulta por semana, quando o paciente tiver um dos seguintes diagnósticos:

  • Diagnóstico primário ou secundário para transtornos de humor;

  • Diagnóstico primário ou secundário para síndromes comportamentais que são associadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;

  • Diagnóstico primário ou secundário de transtornos de desenvolvimento psicológico;

  • Diagnóstico primário ou secundário de transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia.

O plano de saúde cobre psicólogo, assim como psiquiatra, e cumpre a obrigatoriedade de até 12 sessões por ano, quando os diagnósticos forem esses abaixo:

  • Diagnóstico primário ou secundário para transtornos de humor;

  • Diagnóstico primário ou secundário de transtornos de desenvolvimento psicológico;

  • Diagnóstico primário ou secundário para síndromes comportamentais que são associadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;

  • Diagnóstico primário ou secundário para transtornos relacionados ao estresse e neuróticos;

  • Diagnóstico primário ou secundário para transtornos da infância e adolescência;

  • Diagnóstico primário ou secundário para transtornos comportamentais e mentais por consequência de uso de substância psicoativas.

E, por último, para terapia ocupacional, é solicitado diagnóstico primário ou secundário de transtornos de desenvolvimento psicológico, retardo ou demência. Com o Joov você pode ter acesso as melhores opções de plano de saúde, venha fazer uma cotação!

O Plano de Saúde cobre tratamento psiquiátrico?

A resposta a essa pergunta é sim, mas com algumas ressalvas.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde devem cobrir o tratamento psiquiátrico para todos os transtornos mentais listados na Classificação Internacional de Doenças (CID), incluindo os relacionados à dependência química.

No entanto, há algumas limitações à cobertura, como:

  • O tratamento deve ser realizado por um profissional da psiquiatria credenciado à rede do plano de saúde;
  • O número de sessões de psicoterapia ou de consultas com o psiquiatra pode ser limitado pelo contrato;
  • O plano de saúde pode exigir coparticipação ou cosseguro do beneficiário para alguns procedimentos, como internações psiquiátricas.

Portanto, é importante que os beneficiários de planos de saúde verifiquem as condições de cobertura do seu plano antes de iniciar o tratamento psiquiátrico.

Recomendações:

  • Se você ainda não contratou um plano de saúde e tem a intenção de utilizá-lo para tratamentos relacionados à saúde mental, procure por um plano que ofereça ampla cobertura para essa especialidade;
  • Lembre-se de que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e deve ser cuidada com atenção.

Importância da Saúde Mental

O Brasil enfrenta um cenário preocupante em relação à saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40% da população sofre de insônia, 24% de algum transtorno de ansiedade e 5,8% de sintomas de depressão. Estamos em segundo lugar no ranking mundial de população com estresse, perdendo apenas para o Japão.

É importante lembrar que a saúde mental não é uma questão secundária. Assim como cuidamos do nosso corpo com alimentação saudável, exercícios físicos e consultas médicas, também precisamos cuidar da nossa mente.

Um dos principais problemas que dificultam o acesso à saúde mental é o estigma social. Muitas pessoas ainda têm a ideia errada de que só precisa de psicólogo quem tem problemas graves, como depressão e ansiedade.

No entanto, a verdade é que todos nós podemos nos beneficiar de um acompanhamento psicológico, mesmo que não estejamos passando por crises. O psicólogo pode nos ajudar a lidar com questões cotidianas, como estresse, ansiedade, conflitos interpessoais e baixa autoestima.

A boa notícia é que, atualmente, a maioria dos planos de saúde cobrem consultas com psicólogos. Portanto, não há desculpa para não cuidar da sua saúde mental.

Reembolso de plano de saúde para atendimento de saúde mental

É comum que especialistas da área de saúde mental não atendam com cobertura de planos de saúde. Por isso, antes de contratar um plano, é importante verificar se o profissional desejado está na rede credenciada ou quais as condições de reembolso para esse tipo de atendimento.

O reembolso deve seguir as mesmas regras dos demais atendimentos, como solicitação de requerimento no prazo de até 30 dias, apresentação de documentação da prestação do serviço e nota fiscal, e cumprimento da tabela de valores firmada em contrato. Aqui você pode encontrar opções com reembolso que cabe no seu bolso, faça uma comparação de plano de saúde!

Caso o plano não cumpra com essas regras, o cliente deve entrar em contato com a operadora, pois o reembolso é uma garantia regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Além disso, é importante ressaltar que cada plano de saúde tem suas próprias regras para reembolso de atendimento de saúde mental. Em alguns casos, é necessário que um médico emita um encaminhamento para o psicólogo.

Como contratar um Plano de Saúde que cobre tratamento psiquiátrico?

Plano de saúde sobre tratamento psiquiátrico e psicológico, há diferentes seguradoras que oferecem em sua rede credenciada o acesso a psiquiatras e psicólogos. E para facilitar a sua busca pelo plano de saúde ideal, o Joov reuniu as principais opções em seu escopo de atendimento.

Você faz gratuitamente uma cotação online, sem sair de casa.