Última atualização:

O que é radiologia odontológica?

2024-radiologia-odonto-img

O que é? 

A radiologia odontológica é uma especialidade da odontologia que utiliza imagens para avaliar a saúde bucal dos pacientes. O exame é realizado por meio da emissão de radiação ionizante, que é absorvida pelos tecidos de forma diferente. 

Dessa forma, os dentes e ossos, que são mais densos, aparecem como manchas brancas, enquanto os tecidos moles, como gengivas, língua e mucosas, aparecem como manchas escuras. 

As imagens obtidas por meio da radiologia odontológica são essenciais para o diagnóstico de doenças bucais, como cáries, periodontite e câncer. 

Além disso, o exame também pode ser utilizado para planejamento de tratamentos odontológicos, como cirurgias e implantes. Assim, a radiologia odontológica é uma ferramenta indispensável para a prática da odontologia moderna. No Joov, você consegue encontrar os melhores planos do mercado com os melhores especialistas, faça sua cotação. 

Para que serve? 

A radiologia odontológica é um exame importante para a odontologia porque mostra imagens dos dentes e dos ossos da face. 

Essa imagem gerada por eles permite que o dentista possa analisar a integridade de suas estruturas e identificar possíveis problemas relacionados a elas. A radiografia mostra ao dentista como estão os dentes do paciente, para que ele possa planejar o tratamento. 

Sendo assim, a radiografia serve para: 

  • Analisar a integridade das estruturas da boca e da face; 
  • Permitir o estudo de toda a estrutura do dente, desde a raiz até a coroa; 
  • Permitir a análise do espaço dos dentes na arcada; 
  • Auxiliar o profissional na hora de realizar cirurgias; 
  • Planejar procedimentos odontológicos, como cirurgias e tratamentos ortodônticos; 
  • Diagnosticar fraturas e lesões ósseas; 
  • Analisar a viabilidade da instalação de implantes dentários. 

Importância da radiologia odontológica  

A radiografia é fundamental na odontologia, pois auxilia na realização de procedimentos e na identificação de problemas, como cáries, fraturas e outros. 

Além disso, ela também auxilia no planejamento de tratamentos ortodônticos, na verificação da viabilidade de implantes e na extração de dentes. 

Tipos de exame de radiologia odontológica 

Para conseguir atender a todas as demandas da odontologia, há a necessidade de estabelecer diferentes tipos de radiografias. Plano de saúde de saúde é uma ótima opção para economizar, faça sua comparação.  

Esses diferentes tipos são tirados de diferentes ângulos, aproximações e com diferentes focos. Dessa maneira, os diferentes tipos de exames de radiologia odontológica são: 

  • Radiografia interproximal;
  • Radiografia oclusal;
  • Radiografia panorâmica;
  • Radiografia periapical.

Radiografia interproximal 

A radiografia interproximal, também conhecida como bite-wing, é um exame que mostra os dentes da parte de trás da boca. Desse modo, ele consegue exibir as coroas 3 coroas dos dentes superiores e 3 inferiores, sendo assim exibe uma imagem de até 6 coroas dentárias. 

O nome bite-wing é derivado da forma como o receptor de raios X fica posicionado, que nesse caso é entre os dentes, ou seja, sendo mordida pelo paciente. 

Sendo assim, ela geralmente é utilizada para identificar: 

  • Complicações que possam surgir no núcleo do dente; 
  • Cáries entre os dentes e oclusais; 
  • Possíveis fraturas na coroa dentária; 
  • Complicações em restaurações dentárias; 
  • Reincidência de cáries. 

Radiografia oclusal 

O raio X oclusal é um tipo de radiografia que oferece aos dentistas a possibilidade de avaliar a posição e existência de raízes residuais, dentes inclusos e excedentes. 

Sendo assim, a radiografia oclusal é um exame que em seu resultado sai de modo que demonstre toda a arcada do paciente numa visão superior dos dentes, como se o paciente estivesse mordendo a radiografia. Esse exame possui o objetivo de: 

  • Verificação de raízes e/ou pedaços de dente inclusos; 
  • Verificação da existência de dentes a mais; 
  • Análise de complicações ósseas. 

Radiografia periapical 

A raio X periapical é um exame que geralmente abrange até 3 dentes de uma arcada e é feita de modo que a imagem mostre desde a raiz até a coroa do dente. 

Sendo assim, normalmente esse exame é utilizado para verificar complicações que atingem as raízes e coroas dentárias. 

Quem pode fazer exame de radiologia odontológica? 

A radiologia odontológica pode ser feita por qualquer pessoa, porém, em caso de gravidez ou suspeita é necessário que a paciente avise o profissional responsável pelo exame com antecedência. 

Isso se deve ao fato de que os raios ionizantes emitidos pela máquina de raio X podem ser prejudiciais para o feto, portanto, nesses casos é utilizada uma proteção adicional para evitar a exposição. 

Importância da frequência ao dentista 

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa avaliar as condições de saúde bucal do paciente e, caso necessário, solicitar um exame de radiologia odontológica. 

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas. 

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas. Conjunto com um plano odontológico, pode se tornar mais frequente a ida ao consultório, venha fazer uma cotação. 

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes. 

O mercado de radiologia odontológica 

Mesmo que saturado em alguns estados, o mercado de radiologia odontológica se apresenta como uma excelente oportunidade de negócio. Afinal, na maioria dos casos, quando o ‌dentista‌ ‌está‌ ‌para‌ ‌iniciar‌ ‌um‌ ‌tratamento odontológico,‌ ‌pelo menos‌ ‌uma‌ ‌radiografia‌ ‌panorâmica‌ ‌é‌ ‌solicitada. 

Esse processo tem gerado grande demanda para os centros radiológicos, que por sua vez, não conseguem atender a todos. Essa lacuna de atendimento abre oportunidades para quem deseja investir nesse mercado tão promissor. 

Se esse é o seu caso, confira aqui como começar no mercado de radiologia odontológica!   

Como começar a investir? 

Se você deseja abrir ‌uma‌ ‌clínica‌ ‌de‌ ‌radiologia‌ odontológica ‌precisa‌ ‌estar‌ ‌atento‌ a‌ uma‌ ‌série‌ ‌de‌ ‌fatores.‌ ‌Afinal,‌ ‌apesar de se concentrar em alguns poucos estados, a ‌saturação‌ ‌neste setor ‌tem‌ ‌refletido‌ ‌o‌ ‌mau preparo ‌de‌ grande parte dos ‌empreendedores‌. 

Isso mostra que sem‌ ‌o planejamento‌ ‌adequado,‌ ‌em pouco tempo você pode ser obrigado a ‌fechar‌ ‌suas‌ ‌portas.‌ ‌Essa é uma situação que,‌ ‌com‌ ‌certeza,‌ ‌você‌ ‌não‌ deseja enfrentar.‌ ‌ 

Por isso, o primeiro passo é estudar o mercado, as necessidades do público, a legislação vigente, se existe concorrência, assim como se haverá demanda suficiente para mais uma clínica radiológica, entre outros fatores. 

Essas etapas são essenciais para que você possa planejar o seu negócio e obter sucesso nesta área tão promissora que é a radiologia odontológica. 

Quais os desafios?  

Um dos maiores desafios para quem abre uma clínica de radiologia é o fato de depender da demanda gerada pelas clínicas odontológicas, que surge quando o dentista encaminha seus pacientes para realizar um exame radiológico. 

Nesse sentido, é importante investir em uma boa estratégia de marketing, para que seus serviços se tornem conhecidos e você consiga prospectar clientes que enviem pacientes para o seu centro radiológico. 

Outro desafio é o alto valor dos equipamentos, o que requer uma grande capacidade de investimento do profissional interessado em abrir sua própria clínica de radiologia odontológica. 

O Joov 

Com o Joov, você tem a oportunidade de encontrar planos de saúde que ofereçam acesso a radiografias digitais, tomografias e outros procedimentos avançados da radiologia odontológica.

Estes planos são fundamentais não apenas para tratamentos corretivos, mas também como uma ferramenta preventiva, permitindo que problemas sejam detectados e tratados precocemente, garantindo um sorriso saudável e uma melhor qualidade de vida.