Viver bem: café da manhã, a refeição mais importante do dia
Para muitos, viver bem é ter uma boa alimentação, uma conta bancária recheada, um bom emprego, um carro dos sonhos na garagem e uma boa casa. E isso, com certeza pode contribuir para que você tenha uma vida feliz e saudável.
Mas, além disso, existem pequenas práticas no nosso dia-a-dia que podem auxiliar esse fator do “viver bem”, e o café da manhã é uma delas.
O nosso dia-a-dia é composto por diversas etapas, desde o acordar, tomar aquela “ducha”, escovar os dentes, tomar um bom café e ir trabalhar ou estudar. Bem como, todas as outras etapas do restante do dia, sem esquecer, é claro, das demais refeições principais, como o almoço e o jantar, que já são obrigatórias na rotina de um brasileiro, não é mesmo? E auxiliam em uma melhor qualidade de vida.
Mas será que você dá a devida atenção às refeições diárias? Especialmente, ao café da manhã?
Conheça a importância do café da manhã, não só na sua rotina matinal, como também, em todo o seu dia:
Como o café da manhã pode te ajudar a viver bem?
A nutricionista Bia Dorazio, em matéria do G1, afirma que: “Todas as refeições são importantes, mas o café da manhã é fundamental, indispensável para a boa saúde”, mas será que ele está tendo a devida atenção?
Durante a noite, enquanto dormimos, passamos um longo tempo em jejum, e ao acordarmos, o nosso corpo precisa daquele velho reabastecimento para repor as energias, que é justamente o nosso café da manhã.
Sendo a principal refeição do dia, o café da manhã é quem nos traz energias para iniciarmos o nosso dia bem, fazendo o dia render mais e ser produtivo. Pois, apesar do café da manhã não fazer “mágica”, é ele quem te deixará disposto para conduzir bem todo o seu dia, e aliviar o cansaço, em especial, se você aliá-lo a hábitos saudáveis, como a prática de esportes ou exercícios físicos.
É importante ressaltar que comer de forma saudável no café da manhã ou no café da tarde também pode ser prazeroso e você pode conferir algumas receitas saudáveis aqui.
Qual é a importância de comer proteínas no seu café da manhã para viver bem?
Não é de hoje que os especialistas alegam que o açúcar é o “vilão” da saúde, mas principalmente, ao começar o dia. Entretanto, por muitas vezes o açúcar está presente em nosso café da manhã, através daquele delicioso bolo com cobertura de chocolate, no cereal ou sucrilhos, e de tantas outras formas também.
O fato é que, alguns alimentos que ingerimos na nossa primeira refeição do dia não nos saciam completamente, além de não nutrir o corpo e estimular hormônios que aumentam a fome ao longo do dia.
Os nutricionistas afirmam que, consumir proteínas no café da manhã, além de saciar e nutrir o corpo, também ajuda a reduzir o apetite até a hora do almoço, para que ninguém fique dando aquela velha “beliscada”.
Veja algumas fontes de proteínas indicadas por estudiosos, que podem melhorar o seu café da manhã:
- Ovos (pode ser mexidos, cozidos, poché, em omeletes ou panquecas);
- Iogurte ou coalhada natural;
- Pastinha de frango ou atum (para servir de recheio ou acompanhamento de um pão, bolacha de arroz, entre outros);
- Tofu ou tapioca;
- Whey protein ou proteína vegana em pó (ótimos para fazer uma vitamina com frutas);
- E claro, como indicado acima, frutas.
Lembrando que, cada um de nós temos um organismo e necessidades diferentes, portanto, procurar um nutricionista é o ideal a se fazer para melhorar a sua alimentação.
Aqui no Joov, você encontra diversos planos de saúde que incluem nutricionistas. Faça uma cotação conosco, é rapidinho e 100% online ;)