Copa do mundo: 4 dicas para cuidar da saúde nessa época.
A Copa do Mundo começou e os nervos estão à flor da pele, então é preciso ficar atento. Afinal, torcedor que é torcedor já começa a passar mal quando o seu time entra em campo. Se o jogo é da seleção, então, a angústia é ainda pior. Os jogos, que serão no Catar, terminarão no dia 18 de dezembro e, se você tem planos para curtir, é importante tomar alguns cuidados com a saúde.
Na Copa do Mundo de 1998, na França, um estudo inglês registrou um aumento de 25% nas internações hospitalares após a eliminação da seleção de David Beckham nas oitavas de final. Na de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, o número de internações chegou a 60% na Suíça. Um detalhe é que o país não estava sequer disputando a Copa do Mundo.
Outro exemplo recente, em setembro de 2022, ocorreu durante uma partida entre Cádiz e Barcelona pelo Campeonato Espanhol. A partida foi paralisada por cerca de uma hora devido a um infarto sofrido por um torcedor.
Mas se o esporte mais popular do planeta mexe com os nervos dos suíços e espanhóis, o que dizer, então, dos brasileiros, que possuem uma seleção brasileira pentacampeã? Pensando nisso, listamos 4 dicas para você cuidar da sua saúde nessa época.
1 - Cuide da sua ansiedade
Os médicos alertam que toda e qualquer situação de estresse, como assistir a um jogo de futebol, provoca uma série de reações químicas no organismo. A mais famosa delas é a descarga de adrenalina, um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais. Diante de uma situação de perigo ou ameaça, a adrenalina prepara o indivíduo para duas opções: lutar ou fugir. O efeito mais evidente está relacionado ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Mas a adrenalina provoca também outros efeitos, como a tonificação dos músculos e a dilatação da pupila. Em curto prazo, produz taquicardia, sudorese, boca seca e falta de ar. Em longo prazo, pode causar até diabetes e hipertensão em indivíduos propensos.
“Em momentos de expectativa, como a cobrança de um pênalti, recomendo que os torcedores mais vulneráveis deem uma volta pela casa.”- aconselha Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (ISMA-BR).
Então, se perceber efeitos físicos da ansiedade como sudorese excessiva, respiração curta e coração acelerado, dê uma volta, procure respirar lentamente e concentre-se na sua respiração.
2 - Atenção com a sua alimentação
Preste atenção caso se alimente durante as partidas e até mesmo antes ou depois, você pode ficar ansioso e criar uma compulsão alimentar ou, ao contrário, perder a fome. Lembre-se sempre de buscar outras formas de se acalmar que não estejam relacionadas com a alimentação. Comer em excesso traz predisposição à obesidade e gordura no fígado.
Drible os alimentos gordurosos e as comidas de origem duvidosa. As refeições devem ser leves para facilitar a digestão, e os pratos condimentados e ricos em sal devem ser evitados. Tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período, sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham molho, maionese, embutido e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar.
Aliás, a má alimentação pode prejudicar a saúde mental. De forma geral, uma dieta rica em açúcar e gorduras e pobre em diversos nutrientes causa uma série de alterações no corpo que prejudicam processos importantes à manutenção da boa saúde mental.
3 - Cuide da sua voz
Quem nunca gritou aquele GOL que atire a primeira pedra, né? Mas, preste atenção: quando gritamos, corremos o risco de gerar lesões, portanto é importante estarmos protegidos.
O consumo de água ao longo do dia é um ponto indispensável para hidratar a prega vocal, além disso, após um longo dia de comemoração, o descanso é necessário para recuperar a possível rouquidão.
4 - Se for beber, que não seja em excesso.
O consumo de bebida alcoólica em excesso pode trazer vários danos à saúde e, por isso, os torcedores devem se policiar. Nada de ultrapassar limites.
O abuso de álcool e a mistura de bebidas energéticas com álcool podem desidratar o corpo e levar a pessoa ao hospital, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos. Entre os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas estão: intoxicação alcoólica, gastrite aguda, vômitos, pancreatite e coma alcoólico, causas frequentes de atendimentos nos serviços de emergência hospitalares.
Assim, mesmo em momentos de celebração, é preciso beber com moderação e lembrar que se hidratar é fundamental. E isso antes, durante e depois do consumo do álcool. Também é importante evitar ingerir bebidas alcoólicas sem se alimentar. E claro, nunca dirigir se bebeu.
Se mesmo assim, você ficar de ressaca no dia seguinte, uma boa dica para minimizar os efeitos desastrosos do álcool é o suco verde. Bata no liquidificador uma maçã, talos de aipo, um pouco de gengibre e algumas folhas de hortelã ou couve e, depois, tome em jejum. Além de hidratar o organismo, o suco verde é um ótimo desintoxicante.
Outra dica para evitar a ressaca é a de não beber em jejum. Afinal, o estômago vazio absorve o álcool mais rapidamente. De estômago cheio, as pessoas tendem a ingerir menos álcool.
DICA EXTRA
Por último, mas não menos importante: ficar horas sentado à frente da TV, longos períodos em pé na agitação das festas ou comemorações podem trazer desconforto muscular.
Um treinamento simples pode ajudar. Fique atento à postura, alongue-se sempre que possível - isso vai auxiliar sua circulação sanguínea, principalmente das pernas - mexa os braços, as pernas e estique o pescoço, utilize calçados confortáveis e assim você estará pronto para marcar um golaço na saúde. Prevenir é sempre o melhor remédio e vamos ao Hexa!
Esteja preparado para qualquer imprevisto nessa Copa e adquira hoje mesmo o seu plano de saúde. Faça sua cotação em poucos minutos no Joov! A 1° plataforma do Brasil de simulação de planos de saúde 100% online e exclusiva para estudantes.