Última atualização:

Como acabar com a insônia?

Dicas para lidar com a insônia.

insonia

A insônia é uma dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo durante a noite, afetando a qualidade do sono. Se você sofre de insônia, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas têm problemas com o sono e, felizmente, existem soluções eficazes para tratar a insônia.

Uma pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS) revelou que 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Questões pontuais, como a apresentação de um trabalho, podem gerar uma noite mal dormida, mas quando a falta de sono se torna frequente, é recomendado consultar um especialista.

A recomendação geral é que uma boa noite de sono tenha entre 7 e 8 horas, mas ela pode ser de mais tempo no caso de crianças e de menos tempo para idosos.

Causas da Insônia

A insônia pode ser causada por fatores psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão, ou por fatores físicos, como mudanças de horários de trabalho, mudanças na rotina ou doenças médicas subjacentes. Alguns hábitos comuns, como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos antes de dormir, também podem contribuir para a insônia.

Sintomas

As consequências da insônia são vistas no dia a dia da pessoa, afetando seu estilo de vida, questões sociais e de trabalho, podendo acarretar até em acidentes.

Os sintomas de insônia mais comuns são:

Sonolência ao longo do dia;

Fadiga;

Falta de concentração;

Ansiedade e irritabilidade;

Dor de cabeça;

Problemas gastrointestinais.

Quais são os tipos de insônia?

Os tipos de insônia são divididos em tempo e causa. De acordo com o tempo, ela pode ser:

Transitória: aquela que acontece a curto prazo, por alguns dias.

Intermitente: períodos curtos intercalados com sono regular, mas que voltam com frequência.

Crônica: De acordo com a Terceira Edição da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-3), usada como parâmetro pelos especialistas, a insônia crônica acontece quando existe mais de um dos seguintes sintomas ao menos três vezes por semana e por um período de três meses: Dificuldades para pegar no sono;

Dificuldades em manter o sono;

Despertar antes do desejado;

Resistência para dormir;

Dificuldade para dormir sozinho (sem parente ou cuidador).

Como acabar com a insônia?

O tratamento da insônia varia de acordo com o caso, com o que a provocou, mas, em geral, pode ser comportamental, medicamentoso e feito com psicoterapia.

Em alguns casos, mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combatê-la. Ir para a cama no mesmo horário todas as noites, evitar álcool, não exagerar em café e refrigerante, não levar problemas para a cama, fazer atividades relaxantes antes de dormir e evitar fazer exercícios físicos perto da hora de deitar são medidas importantes nesse sentido.

Aqui estão algumas dicas eficazes para melhorar a qualidade do seu sono:

Crie uma rotina de sono: estabeleça horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana. Evite estímulos antes de dormir: desligue os dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.

Pratique exercícios físicos: fazer atividades físicas regularmente pode ajudar a melhorar o sono.

Mantenha o ambiente de sono confortável: certifique-se de que o quarto é silencioso, escuro e confortável, com uma temperatura agradável.

Alimentação saudável: evite alimentos pesados ou estimulantes antes de dormir.

Relaxamento: pratique técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, antes de dormir.

Evite cafeína e álcool: ambos podem afetar a qualidade do sono.

Se a insônia persistir, consulte um médico para avaliar possíveis causas subjacentes e obter orientação personalizada. O tratamento pode incluir terapia comportamental, medicamentos ou uma combinação de ambos.

Em conclusão, a insônia é um problema comum que pode ser tratado. Seguindo as dicas acima, você pode dormir melhor e além disso, ter uma vida mais saudável e descansada.

Referências:

https://drauziovarella.uol.com.br/neurologia/insonia-atinge-73-milhoes-de-brasileiros/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/07/14/insonia-pode-ser-sintoma-ou-doenca-e-a-solucao-e-quase-sempre-sem-remedios.htm