Última atualização:

Novembro azul: prevenir é a melhor forma de se cuidar

Estamos no novembro azul, mês de importante campanha para prevenção masculina, que deve ser praticada sempre.

Consulta médica

O Novembro Azul é o mês de combate ao câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Um homem morre a cada 38 minutos devido à doença no Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer .

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata.

Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e fazer o exame da próstata periodicamente, são alguns dos cuidados divulgados durante o mês para conscientização dos homens.

A próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e está localizada logo abaixo da bexiga e circunda a primeira porção da uretra. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozoides. Essa secreção possui enzimas anticoagulantes e também nutrientes para os gametas masculinos.

A próstata pode sofrer um aumento normal à medida que o homem envelhece. Esse aumento é observado em quase todos os homens com mais de 70 anos e pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. Além disso, a próstata é o local em que frequentemente observa-se o desenvolvimento de câncer, sendo essa doença comum em homens com mais de 65 anos.

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar e vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco

  • histórico familiar de câncer de próstata;
  • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • obesidade.

Prevenção

A incidência de câncer de próstata é maior em homens acima de 50 anos. Porém, depois dessa idade, torna-se mais comum a cada década. Por isso, fazer exames de detecção precoce após essa idade é importante.

Com o diagnóstico precoce, é possível garantir grandes chances de cura do câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Infelizmente, por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura. Portanto, o diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é feito porque a glândula (próstata) está localizada em frente ao reto e, no exame, o médico consegue perceber a textura dela e avaliar se há presença de caroços. Esse exame é rápido e pouco incômodo.

O PSA, por sua vez, é um exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico (enzima produzida pelo tecido prostático), que tende a aumentar em casos de câncer de próstata. Na maioria dos homens, o nível de PSA é inferior a 4 ng/mL. Caso seja observada alguma alteração nesses exames, uma biópsia deve ser realizada.

A recomendação de realização dos exames para diagnóstico desse tipo de câncer depende da avaliação do médico.

Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata baseia-se no uso de técnicas como cirurgia e radioterapia. A escolha da melhor técnica dependerá de fatores, como a localização e a extensão do tumor, a idade do paciente e outras doenças que ele possa apresentar.

Lembrando que as maiores chances de cura estão diretamente relacionadas com diagnóstico precoce. Desse modo, é importante realizar os exames na idade indicada e na ocorrência de sintomas, como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Não fique sem um plano de saúde. Invista em você e mantenha a sua saúde em dia, realizando exames de rotina.

Leia o nosso artigo onde explicamos tudo sobre como realizamos a simulação de planos de saúde no Joov. Comparador de Planos de Saúde:Compare preços e Operadoras.

Fontes:

Instituto Nacional do Câncer (Inca)

Sociedade Brasileira de Urologia