Viver bem: como ter uma boa noite de sono

Os especialistas recomendam dormir em média 08h00 por dia. Mas, além disso, você sabe quais são os hábitos e práticas que influenciam diretamente na qualidade do seu sono? Conheça.

Dormir é o ato de descansar, adormecer, recompor as energias e regular o metabolismo. Mas também, é enquanto dormimos que o nosso organismo ativa as principais funções restauradoras do corpo, responsáveis pelo reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Portanto, para termos um sono de qualidade, precisamos ter uma boa noite de sono.

O sono influencia diretamente na nossa qualidade de vida, além de ser muito importante para o ser humano viver bem, disposto, saudável e com uma memória ativa. Mas será que dormir bem faz parte da nossa rotina?

Mulher dormindo confortavelmente

Veja abaixo o que os especialistas recomendam sobre a quantidade de horas ideal de sono por dia, e conheça mais sobre o que é dormir bem.

Quantas horas deve ter uma boa noite de sono?

Para muitos, dormir bem é dormir muito! Enquanto que, para outros, dormir 6h00 por noite já é o suficiente para descansar e repor as energias. Mas afinal, qual é a quantidade ideal recomendada pelos especialistas para se ter uma boa noite de sono?

Em média, é recomendado dormir 8h00 por dia, mas, isso vai depender da idade de cada um, suas necessidades e o desenvolvimento do seu corpo. Leia abaixo qual é a recomendação dos especialistas.

  • Adultos: de 7 a 8 horas de sono de qualidade e em horários regulares por dia;
  • Adolescentes: de 8 a 10 horas diariamente;
  • Crianças: de 9 a 13 horas de sono a cada dia;
  • Bebês: de 12 a 16 horas por dia.

A quantidade de horas que dormimos também interfere nas fases do nosso sono, atingindo a sua qualidade também. Veja abaixo quais são essas fases:

Quais são as fases do sono?

Enquanto dormimos e gastamos poucas energias, o nosso sono passa por algumas fases, que são influenciadas diretamente por quanto tempo estamos dormindo. São elas:

  • 1ª fase: quando a pessoa começa a adormecer - em um espaço entre estar acordado e estar dormindo. É onde o cérebro trabalha menos, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta;
  • 2ª fase: é iniciado o sono leve, quando a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem;
  • 3ª fase: as ondas do nosso cérebro diminuem seu ritmo e a pessoa entra em sono profundo;
  • 4ª fase: ocorre enquanto estamos desacordados. Quando o organismo libera hormônios de crescimento, os tecidos se recuperam e o corpo repõe a energia gasta;
  • 5ª fase: denominada de REM, é onde se começa a sonhar. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza uma espécie de “faxina” na memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas no dia.

Sabendo disso, conheça alguns hábitos que podem te ajudar a ter uma boa noite de sono, e a alcançar a fase REM durante o sono.

Como ter uma boa noite de sono?

O sono é algo que está sempre sendo estudado pela ciência, com o surgimento de novas teorias e novas descobertas. Mas os especialistas já recomendam que devem ser evitados alguns fatores antes de ir para a cama, pois, podem levar a pessoa a ter dificuldades para dormir. Alguns desses fatores são:

Ficar em ambientes com fortes iluminações ou próximo a aparelhos eletrônicos com um alto brilho antes de dormir, não é algo recomendado. Bem como, ler ou assistir conteúdos que tenham ação, não é indicado nessas horas, pois te deixam em estado de alerta;

Sabemos que criar uma rotina de atividades físicas fazem bem para a saúde, mas se elas te deixam mais disposto e imperativo, não é uma boa praticar exercícios a noite, melhor deixar para o dia seguinte, em um horário durante o dia;

E se você é do tipo de pessoa que adora tomar um cafézinho no final da tarde, ou já de noite, talvez seja melhor pensar em maneirar na quantidade ou substituir por outra bebida;

A verdade é que estimulantes como café, energético e até outras bebidas, não são indicadas para consumo à noite ou horas antes de dormir, devido ao seu potencial de “tirar” o sono. Aliás, não pense também que bebidas alcoólicas, ou cigarros, são bons nesse horário, eles podem interferir na qualidade do sono;

Cochilar de tarde mais que 15 minutos faz parte da rotina de muitos, mas é bom ficar de olho se estiver prejudicando o seu sono durante a noite. E se possível, é bom manter uma faixa regular para o horário de dormir e acordar, respeitando a quantidade certa de sono, para que o seu corpo descanse melhor.

Além dos fatores citados, existem alguns psicológicos que também podem influenciar diretamente no nosso sono e bem estar, sejam eles preocupações ou responsabilidades do nosso dia-a-dia. Mas também, doenças como, ansiedade e depressão, que podem refletir em como dormimos. Nesses casos, procurar ajuda médica é a melhor opção.

Aqui no Joov, você enquanto estudante tem a oportunidade de contratar um plano de saúde, com baixo custo, sem fidelidade, 100% online, e receber os cuidados médicos que você merece. Faça uma cotação conosco, é rapidinho e gratuito :)