10 benefícios do abacate que você provavelmente não conhecia

O abacate está presente na alimentação de muitos brasileiros, mas você sabe quais são as propriedades e benefícios que essa fruta pode oferecer? Descubra tudo aqui.

Vitamina, suco, in natura, entre outras, são diversas as formas de consumir o abacate, que está presente no café da manhã e no dia a dia de muitos brasileiros. Podendo ser encontrado facilmente nos supermercados e feiras por um preço acessível

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o abacate, quais são suas propriedades, benefícios e como consumi-lo.

Quatro abacates em cima de uma mesa de madeira. Três na tigela de madeira. E um fora da tigela.

A fruta nativa do México, e muito consumida na América Latina, é rica em vitaminas do complexo B, C e K e minerais, como o potássio e o magnésio, oferecendo muitos benefícios impressionantes, desde o melhor funcionamento do organismo até mesmo auxiliar a perder peso, demais né?

E para que você saiba mais sobre as propriedades do abacate, trouxemos aqui sua Tabela Nutricional, confira.

Qual é a composição nutricional do abacate?

Veja qual é a composição do abacate em sua Tabela de Informação Nutricional, contendo todas as informações e quantidades para uma porção de 100 g de abacate, logo abaixo:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DO ABACATE - 100 g
Componentes Quantidade por 100 g % VD (*)
Calorias (Valor Energético) 96,2 kcal = 404 5%
Carboidratos 6,0 g 2%
Proteínas 1,2 g 2%
Fibra Alimentar 6,3 g 25%
Gorduras saturadas 2,3 g 10%
Gorduras monoinsaturadas 4,3 g -
Gorduras poliinsaturadas 1,4 mg -
Cálcio 7,9 g 1%
Vitamina B2 0,0 g 0%
Vitamina C 8,7 mg 19%
Fósforo 22,0 mg 3%
Manganês 0,2 mg 9%
Magnésio 14,7 mg 6%
Lipídios 8,4 g -
Ferro 0,2 mg 1%
Potássio 206,3 mg -
Cobre 0,2 ug 0%
Zinco 0,2 mg 3%

As propriedades dessa fruta são diversas, não é mesmo? E não para por aqui! Que tal saber quais são os 10 benefícios que o abacate pode proporcionar?

Quais são os 10 benefícios do abacate que você provavelmente não conhece?

Os benefícios do abacate são diversos, e você irá se surpreender com o poder deste alimento! Confira quais são os 10 benefícios do abacate e como essa fruta pode contribuir para a sua saúde de forma positiva.

1 - Previne a diabetes

A fruta ajuda a prevenir o diabetes do tipo 2, por combater a resistência à insulina no corpo, reduzindo o açúcar do sangue.

2 - Previne o câncer

O abacate é rico em ômega 3, vitaminas A, C e E, que possuem propriedades antioxidantes, capazes de reduzir a formação de radicais livres e inflamações no organismo, prevenindo o câncer.

Além disso, a fruta também ajuda a reduzir os efeitos colaterais do tratamento da doença, como a quimioterapia.

3 - Diminui os riscos de doenças cardiovasculares

O abacate faz bem para a saúde do coração, ao reduzir a pressão arterial, o colesterol, colesterol total, o colesterol ruim e os triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas. E por outro lado, aumenta o colesterol bom, o que previne a aterosclerose e ajuda a melhorar o desempenho sexual.

Isso tudo porque a fruta é uma fonte de potássio, um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial. Além de ser rica em gorduras saturadas, que reduz o colesterol ruim e triglicerídeos, além de aumentar o colesterol ruim.

4 - Reduz o estresse

O abacate possui glutationa, uma substância antioxidante que é produzida pelo próprio organismo, reduzindo o cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”.

Além disso, a fruta também ajuda a controlar a ansiedade e proporcionar a sensação de relaxamento, devido a presença do potássio, lítio e vitamina B3 na sua composição.

5 - Melhora o funcionamento do intestino

O abacate possui fibras solúveis que contribuem para a regularização e no bom funcionamento do intestino. Dessa forma, o alimento combate a prisão de ventre.

6 - Faz bem para os olhos

Dentre as propriedades antioxidantes presentes no abacate estão a luteína e a zeaxantina, que são carotenóides importantes para a saúde dos olhos, que ajudam a reduzir o risco de doenças como a catarata, e a degeneração muscular. Portanto, esse alimento faz muito bem para a saúde dos olhos.

7 - Ajuda a emagrecer

Por ser uma fonte de fibras e nutrientes, o abacate proporciona uma sensação de saciedade, além de controlar o apetite, evitando assim, o consumo exagerado de alimentos e regulando os níveis de açúcar no sangue.

Por outro lado, há muitas calorias e gorduras presentes nessa fruta, que deve ser consumida em pequenas porções para quem deseja emagrecer.

8 - Previne doenças ósseas

O abacate é uma fruta rica em minerais como o zinco, fósforo, cobre, cálcio e magnésio, que ajudam a fortalecer os ossos. Além de possui vitaminas K e D, que juntas contribuem para a regeneração dos ossos. Dessa forma, a fruta previne doenças ósseas, como a osteoporose.

9 - Hidrata a pele e cabelos

Por possuir um alto teor de vitamina C, o abacate possui propriedades antioxidantes, que aumentam a produção de colágeno e evitam o envelhecimento das células da pele.

Dessa forma, a fruta pode prevenir rugas, estrias, celulites, flacidez e envelhecimento precoce da pele. Além disso, a fruta também faz bem para os cabelos, deixando-os mais macios e brilhantes, podendo ser encontrada facilmente na composição de produtos para cabelos, como também, em produtos para a pele.

10 - Faz bem para o cérebro

Por conter ômega 3 na sua composição, o abacate estimula o bom funcionamento do cérebro, ajudando na sua circulação sanguínea, aumento da capacidade de concentração e em uma boa memória.

Além de todos esses benefícios, o abacate também contribui para uma gravidez saudável e músculos mais fortes.

São muitos benefícios, não é mesmo? Você já sabia de algum deles? Se sim, parabéns! Se não, agora você sabia de praticamente todos os benefícios da fruta.

Como consumir o abacate?

Como falamos no início, o abacate pode ser consumido de diversas formas, seja na vitamina, suco, in natura, entre diversas outras formas. Por isso, trouxemos aqui algumas receitas para você descobrir a sua forma preferida de consumo, confira:

1 - Guacamole de abacate

2 - Vitamina de abacate

3 - Suco de abacate

4 - Mousse de abacate

5 - Brigadeiro de abacate

E agora que você já sabe qual é a importância do abacate para a sua saúde, que tal se consultar com um nutricionista? Faça uma cotação conosco e encontre um plano de saúde sob medida para você ;)

Banner gif