10 benefícios da uva roxa e verde que fazem bem para a saúde

Saiba quais são os principais benefícios das uvas roxas e verdes, quais são suas composições e como consumi-las.

Você sabia que existem mais de 5 mil tipos de uvas existentes no mundo? Pois é, por essa você não esperava, não é mesmo? E por serem muitas uvas, não vamos conseguir trazer todas nesse artigo, mas traremos as queridinhas dos brasileiros, conhecida como “uva roxa” e “uva verde”.

Confira neste artigo tudo quais são as propriedades presentes nas uvas roxas e verdes, quais são os seus benefícios e como elas podem ser consumidas. Vamos lá!

Cachos de uvas verdes e roxas.

Um fator muito importante para o consumo das uvas são as cascas e sementes, o que muita gente retira, entretanto, é exatamente nelas que estão concentradas o maior teor de fibras e nutrientes que iremos te mostrar aqui. Então a dica é, não desperdice nada, mas também não precisa comer o engaço da uva, combinado?

E se está se perguntando o que é o engaço da uva, são aquelas ramificações que seguram a uva, e apesar de não ser comum o seu consumo alimentar, alguns estudos realizados têm comprovado que o engaço possui uma concentração de diversas propriedades que estão sendo aproveitadas pela indústria farmacêutica, ao produzir tratamentos para rugas, e aproveitar a sua ação antibacteriana para curar as feridas do pé de diabéticos.

E não para por aqui! Para começar trouxemos aqui um breve resumo do que é a uva e qual é a sua importância para a saúde, confira:

O que é a uva e qual é a sua importância para a saúde?

A uva é uma fruta redonda, com cores e tipos variáveis, sendo a roxa e verde as mais consumidas pelos brasileiros. Nascida da videira, o fruto faz parte da família das Vitaceae, e pode ser consumida de diferentes maneiras, como em sucos, geléias, doces, vinhos, passas e entre outras.

A fruta é rica em vitamina A, B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco. Sendo um alimento com uma grande quantidade de fibras que possuem um alto teor nutritivo e isento de colesterol.

Além disso, a uva também possui propriedades antioxidantes, principalmente em sua casca, sementes e folhas, que podem proporcionar diversos benefícios à saúde, como a prevenção do câncer e envelhecimento precoce, o bom funcionamento do intestino e a redução do cansaço muscular.

Portanto, a uva é uma fruta muito importante para a saúde, podendo aumentar a sua qualidade de vida e nutrir bem. Aliás, ela é de fácil acesso, podendo ser encontrada em mercados e feiras por preços baratos e acessíveis.

E agora que você já sabe o que é a uva e qual é a sua importância para a saúde, se aprofunde mais na composição deste alimento, e saiba o que ele contém logo abaixo.

Qual é a composição nutricional das uvas roxa e verde?

Veja qual é a composição das uvas roxa e verde em sua Tabela de Informação Nutricional, contendo todas as informações e quantidades para uma porção de 100 g de uva, logo abaixo:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA UVA ROXA E VERDE - 100 g
Componentes Uva Roxa Uva Verde
Calorias (Valor Energético) 78 kcals 83 kcals
Carboidratos 17,3 g 18,5 g
Proteínas 0,3 g 0,3 g
Fibra Alimentar 0,8 g 0,9 g
Gorduras 0,5 g 0,5 g
Vitamina A 0 mcg 15 mcg
Vitamina B1 0,02 mg 0,03 mg
Vitamina B2 0,02 mg 0,02 mg
Vitamina B3 0,3 mg 0,2 mg
Vitamina B6 0,09 mg 0,09 mg
Vitamina B9 2 mcg 2 mcg
Vitamina C 14 mg 23 mg
Potássio 220 mg 220 mg
Cálcio 10 mg 10 mg
Magnésio 8 mg 8 mg
Ferro 1,2 mg 0,3 mg
Cobre 0,1 ug 0,1 ug

As propriedades dessa fruta são diversas, não é mesmo? E não para por aqui! Que tal saber quais são os 10 benefícios que a uva pode proporcionar?

Quais são os 10 benefícios da uva que você provavelmente não conhece?

Os benefícios dessa fruta são diversos, e você irá se surpreender com o poder deste alimento! Confira quais são os 10 benefícios da uva e como essa fruta pode contribuir para a sua saúde e bem estar de forma positiva.

1 - Melhora o sistema imunológico

Por conter uma grande quantidade de vitamina C, a uva ajuda a aumentar a imunidade e melhorar o sistema imunológico, evitando gripes, resfriados, entre outras doenças.

2 - Faz bem para o coração

Por possuir componentes como os antocianinas, taninos e flavonoides, que fazem bem para o coração, a uva tem ação vasodilatadora, evitando sedimentos acumulados nas artérias e prevenindo doenças como a arteriosclerose.

A fruta também melhora o controle da pressão arterial, controlando o ritmo cardíaco, graças ao potássio, encontrado na uva. Além de ser rica em vitamina K, que fortalece a saúde das veias e artérias.

3 - Previne o câncer

A uva possui resveratrol e compostos fenólicos, que são antioxidantes que combatem os radicais livres presentes no organismo e mantém o desenvolvimento saudável das células, evitando o aparecimento de células cancerígenas, o que pode prevenir o câncer.

4 - Melhora o sistema digestório

O suco natural da fruta ajuda no bom funcionamento do sistema digestório. Além disso, as uvas roxas são ricas em fibras, incluindo suas cascas e sementes, podendo evitar a prisão de ventre ao atuar como uma espécie de laxante.

5 - Ajuda a evitar infecções

As uvas possuem propriedades antivirais e antibacterianas, excelentes para limpar o sangue e evitar infecções e doenças causadas por vírus e bactérias.

6 - Previne a anemia e faz bem para grávidas

A uva é uma fonte de ácido fólico, conhecido também como vitamina B9, principalmente as roxas, no qual, a sua principal função é a formação das células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano, o que pode ajudar a prevenir a anemia, além de ajudar no desenvolvimento saudável do bebê, sendo indicado para grávidas.

7 - Combate o envelhecimento precoce

Como falamos anteriormente, a uva possui propriedades antioxidantes, o que reduz os radicais livres do organismo, diminui a ação antioxidante e proporciona uma maior qualidade de vida e longevidade. Evitando doenças como o Parkinson ou doenças degenerativas.

8 - Faz bem para os ossos

Isso porque a fruta é rica em vitaminas K e B1, que ajudam na fixação de cálcio na massa óssea, evitando doenças como a osteoporose, entre outras.

9 - Ajuda a combater a depressão

O suco de uva integral pode agir no combate às variações de humor. Além disso, a fruta possui diversas vitaminas do complexo B, que fazem para a saúde mental e proporcionam mais energia, evitando a fadiga.

10 - Faz bem para o cérebro

A uva possui vitaminas do complexo B que fazem para a saúde mental, realizando circulação e oxigenação cerebral. Dessa forma, pode melhorar a memória e evitar doenças como o Alzheimer.

E que tal conferir umas receitinhas de como consumir essa fruta? Veja a seguir.

Como consumir a uva?

A uva pode ser consumida de diversas formas, seja no suco, geleia, vinho, in natura, entre diversas outras formas. Por isso, trouxemos aqui algumas receitas para você descobrir a sua forma preferida de consumo, confira:

1 - Suco de Uva

2 - Suco de Uva Integral

3 - Salada Refrescante

4 - Mousse de Uva

5 - Surpresa de Uva

Lembrando que, a melhor forma de consumo da uva é consumi-la crua, pois traz benefícios mais puros e concentrados, como as suas vitaminas e minerais.

E agora que você já sabe qual é a importância da uva para a sua saúde, quais são as suas propriedades, benefícios e como consumi-la, que tal se consultar com um nutricionista? Faça uma cotação conosco e encontre um plano de saúde sob medida para você ;)

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