Canela: Saiba a importância dessa especiaria para a saúde

Descubra qual é a composição da canela, quais são os seus benefícios e malefícios, para quem ela é ou não é indicada, e como utilizá-la.

Chás de canela, receitas, temperos, bolos, doces, e até máscara de hidratação para os cabelos, são diversos os benefícios e usos da canela, uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas pelos brasileiros até os dias atuais.

Há quem não goste e há aqueles que são viciados, mas segundo pesquisas, a canela está em primeiro lugar entre as 26 ervas e especiarias medicinais mais populares do mundo! E você sabe o que compõe essa especiaria, quais são seus benefícios e malefícios, e como utilizá-la? Acompanhe conosco esse artigo e descubra.

Um pote de vidro com canela em pó e canela em pau ao lado, sobre o mármore.

Para iniciar, trouxemos aqui um pouco sobre o que é a canela, qual é a sua origem e sua história. Animado para se aprofundar nos seus conhecimentos sobre essa especiaria? Então vamos lá!

O que é a canela?

A canela é uma especiaria originária do Sri Lanka, um pequeno país localizado no continente Asiático, obtida através da casca interna da árvore Cinnamomum verum, conhecida popularmente como caneleira-verdadeira, e contém diversas propriedades medicinais que podem ser utilizadas para uso gastronômico e até estético.

Qual é a composição nutricional da canela?

Que a especiaria é extraída da casca de uma árvore, você já sabe, mas o que a compõe? Veja abaixo uma tabela nutricional sobre o que compõe essa especiaria.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA CANELA - 100 g
Componentes Quantidade por 100 g de canela
Energia 315 calorias
Água 10 g
Proteínas 3,9 g
Gorduras 3,2 g
Carboidratos 55,5 g
Fibras 24,4 g
Vitamina A 26 mcg
Vitamina C 28 mg
Cálcio 1230 mg
Ferro 38 mg
Magnésio 56 mg
Potássio 500 mg
Sódio 26 mg
Fósforo 61 mg
Zinco 2 mg

Quais são os tipos de canela que existem?

Existem dois tipos de canela, que não se resume apenas a “canela em pó” e a “canela em pau”, como muitos devem conhecer. Os dois tipos da especiaria são:

Canela ceilão a esquerda, e canela cássia a direita. (Canela ceilão a esquerda, e canela cássia a direita.)

  • Canela Cássia, ou, “Regular”: essa é a mais comum, a que está mais presente no nosso dia a dia e nos mercados, e chamamos só de “canela”. Sendo a mais em conta também;

  • Canela do Ceilão, ou, “Verdadeira”: esse tipo é menos vista e menos consumida, tendo o sabor mais leve e menos amargo, e com o preço um pouco mais caro.

Quais são os benefícios da canela?

A canela possui uma série de benefícios que podem fazer bem para os diabéticos, portadores de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores, até mesmo para a gripe e o cabelo. Dentre os seus benefícios, elencamos aqui os principais deles que você precisa conhecer! Veja:

1. Controle da diabetes

A canela ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina. Sendo bastante indicada para diabéticos;

2. Ajuda em problemas digestivos

A especiaria também tem efeito antibacteriano, antiespasmódico, probiótico e anti-inflamatório, reduzindo problemas como gases e diarreia;

3. Reduz infecções nas vias respiratórias

Também possui propriedade antivirais, o que pode evitar gripes e constipações;

4. É antifúngica e anestésica

O que pode reduzir a quantidade de remédios a serem ingeridos;

5. Diminui o cansaço

Ao contar com o poder energético, melhorando na disposição do corpo e no combate ao estresse;

6. Combate o colesterol

Devido a presença de antioxidantes, o alimento combate diretamente o colesterol nocivo ao organismo;

7. Pode diminuir o apetite

Por ser rica em fibras, a especiaria tem o poder de trazer a sensação de estar saciado, o que diminui o apetite e a fome;

8. Ajuda a emagrecer

A especiaria melhora a sensibilidade dos tecidos à insulina, o que evita a acumulação de gordura no corpo. Além disso, é um alimento termogênico, estimulando o aumento do gasto calórico pelo corpo. E tudo isso pode ajudar a emagrecer;

9. Estimula a vida sexual

Por ser um alimento afrodisíaco, o que pode melhorar a circulação sanguínea, aumentar a sensibilidade e prazer, estimulando a vida sexual;

10. Tira o mau hálito

Por ter o poder de tirar o mau hálito, principalmente quando mastigada em pau;

11. Ajuda a combater acnes

Seu efeito antibacteriano ajuda a retirar as células mortas da pele e deixá-la mais brilhante e macia, sendo indicada para quem possui acne.

11. Combate a cólicas menstruais

O chá de canela pode ser usado como um remédio para combater as cólicas menstruais, por ativar a circulação do sangue e reduzir a quantidade de prostaglandinas - um hormônio responsável por causar cólicas e contrações;

12. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e neutralizam os radicais livres, reduzindo assim a pressão arterial. Além disso, pode diminuir o colesterol total e o ruim (LDL), e também reduz os níveis de triglicérides.

São muitos benefícios, não é mesmo? E segundo os especialistas, para obter todos os benefícios da canela, basta consumir apenas 1 colher de chá por dia, e você já estará melhorando a sua saúde.

Mas a canela também trás consigo malefícios. Entenda melhor quais malefícios são esses logo abaixo.

Quais são os malefícios da canela?

Em geral, a canela só possui malefícios para aqueles que não podem consumi-la, ou, que consomem em grande quantidade, o que não é recomendado. Para isso, trouxemos aqui uma lista com os malefícios, ou, os efeitos colaterais, que a canela pode causar se consumida em grande quantidade, principalmente a canela Cássia. Veja:

1. Trazer danos ao fígado

Isso porque a canela Cássia é uma fonte rica em cumarina, uma substância que se consumida em excesso pode vir a toxicar ou causar danos ao fígado;

2. Aumentar o risco de se ter câncer

Também devido à cumarina. Em alguns estudos realizados em animais, foi constatado que, se consumida em grande quantidade, a canela pode causar tumores cancerígenos. Entretanto, isso nunca foi comprovado em seres humanos;

3. Ferir a boca

A especiaria possui uma substância chamada cinamaldeído, que se caso você for alérgico, pode desencadear feridas na boca se consumido em excesso. Mas se não for alérgico, não terá nenhum problema;

4. Baixar exageradamente o nível de açúcar no sangue

Como falamos, o alimento é conhecida por baixar o nível de açúcar no sangue, entretanto, se consumida exageradamente, pode baixar muito e causar hipoglicemia;

5. Atrair problemas respiratórios

Isso devido a sua textura fina que pode ser inalada, causando tosse, engasgos e dificuldade para recuperar o fôlego. Pessoas com asma, doenças respiratórias e alergia a cinamaldeído, devem tomar cuidado;

Interagir com os efeitos colaterais de alguns medicamentos Existem alguns remédios como medicamentos para diabetes, doenças cardíacas ou hepáticas, que podem ter seus efeitos colaterais intensificados se tomados após ingerir uma grande quantidade da especiaria.

Para quem o consumo de canela é contraindicado?

Além do consumo exagerado de canela que não é recomendado, também há algumas contraindicações, como para quem é alérgico a alguma das substâncias presentes na especiaria, como também, para quem usa medicamentos para diabetes ou doenças cardíacas, como hipertensos.

Apesar de não ser cientificamente compravada, o uso da especiaria também não é recomendado por gestante e lactantes, por aumentar apresentar risco à gravidez, ao gerar contrações no útero, podendo gerar um aborto.

A dica é sempre se consultar com o(a) nutricionista para saber se você poderá acrescentar a especiaria na alimentação ou não.

Como usar a canela?

A especiaria pode ser usada em diversos alimentos presentes no nosso dia a dia, seja no café da manhã, ou naquele lanche da tarde. Veja abaixo algumas opções para o uso da canela:

  • Chá de canela;
  • Bolo de banana e canela;
  • Banana amassada com canela;
  • Maçã assada com canela.

E agora que você já sabe tudo sobre a importância da canela, que tal cuidar ainda mais da sua saúde e se consultar com um nutricionista? Faça uma cotação conosco, e encontre o melhor plano de saúde sob medida para você ;)

Banner gif