5 benefícios do suco detox para a saúde + receitas

Conheça os 5 principais benefícios do suco detox para a saúde, qual é a sua função e aprenda como fazer com algumas receitinhas para você consumir também!

Muitas pessoas conhecem o suco detox pelo famoso “suco verde”, mas a verdade é que existem muitos outros e de cores diferentes, pois irá depender de qual alimento irá compor aquela bebida, mas é claro que as folhas verdes não podem faltar!

Como o próprio nome já diz, “detox” vem da palavra “desintoxicar”, e quer dizer exatamente isso, desintoxicar o corpo de toxinas, principalmente o fígado, portanto, a bebida carrega consigo propriedades antioxidantes e diuréticas, que melhoram o funcionamento do intestino e diminui a retenção de líquidos, dando aquela desinchada e ajudando a emagrecer.

Mas além disso, será que o suco detox proporciona mais benefícios? Descubra aqui.

Copos de suco detox de laranja, morango, cereja, framboesa, kiwi e outros, em cima de uma mesa de madeira.

Uma dúvida muito comum e que abordamos agora pouco é: “O suco detox emagrece?” E a resposta é, ele auxilia na perda de peso e a desinchar! A bebida é composta por diversos alimentos naturais e saudáveis, como frutas e vegetais, nada de industrializados, que não é indicado, ok? Mas por que essa bebida ajuda a emagrecer?

O suco detox é rico em água, vitaminas, minerais e possui uma grande quantidade de fibras derivados da sua composição, que em geral, contém alimentos que proporcionam a sensação de saciedade, diminui o apetite, reduz a retenção de líquidos, e ainda, possuem poucas calorias, sendo indicado para dieta low carb - ou seja, com poucas calorias.

E aí, ficou interessado no assunto? Que tal descobrir mais sobre? Para isso, trouxemos aqui 5 benefícios do suco detox que você precisa conhecer + algumas receitinhas para te ajudar a incluir essa bebida tão saudável na sua dieta, legal né? Então vamos lá!

5 benefícios do suco detox para a saúde

Que o suco detox ajuda a emagrecer, você já sabe, mas quais devem ser os outros benefícios? Confira logo abaixo e já vai se preparando para acrescentar nas suas refeições diárias, como o café da manhã, para uma alimentação saudável.

1 - Ajuda a desinchar

Por se tratar de uma bebida diurética, o suco detox ajuda na eliminação de urina, evitando o inchaço causado pela retenção de líquido e uso contínuo de medicações controladas. Ou seja, ele melhora o funcionamento dos rins, além de outros órgãos, contribuindo para quem possui alguma deficiência renal ou deseja emagrecer.

2 - Elimina as toxinas do organismo

Por se tratar de uma bebida desintoxicante, o suco detox contribui para a eliminação de toxinas do organismo, que geralmente ingerimos nas refeições diárias, como nas carnes e frangos que possuem antibióticos e conservantes. O suco detox ajuda a eliminar essas toxinas da urina e suor, evitando infecções e inflamações. A bebida também auxilia na limpeza e melhor funcionamento das veias, artérias e demais órgãos do corpo.

3 - Ajuda a emagrecer

O suco detox tem ação termogênica, ou seja, é uma bebida que ajuda a queimar mais calorias, agindo nas gorduras localizadas no corpo. E por outro lado, acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer.

4 - Melhora a digestão

Devido às frutas e vegetais contidos na bebida que são ricos em fibras, o suco detox atua na limpeza do organismo e no restabelecimento da flora intestinal, evitando prisão de ventre, gastrite, azia e má digestão.

5 - Fortalece o sistema imunológico

Geralmente são usadas frutas cítricas na composição da bebida, que são alimentos que contém uma grande quantidade de fibras, antioxidantes e vitaminas, como a vitamina C. Tudo isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando doenças imunológicas e infecções.

E aí, o que achou desses benefícios do suco detox? Você já sabia de algum deles? E olha que ainda tem mais, esses foram apenas os principais.

E agora que você já sabe tudo sobre o suco detox, que tal preparar o seu também? Confira algumas receitinhas logo abaixo.

Escolha a sua receita de suco detox preferida

Como falamos, o suco detox pode ser feito à base de frutas e vegetais, que são alimentos naturais. E para te ajudar a preparar o seu suco detox, trouxemos algumas receitinhas aqui, veja e escolha a sua preferida para colocar em prática:

1 - Suco verde de couve, limão e pepino

Vamos começar pelo queridinho e o mais conhecido por muitos, o suco verde. O pepino e a couve possuem propriedades diuréticas, ou seja, faz bem para os rins, e possui apenas 125 calorias por cada copo de 250 ml de suco.

Ingredientes:

  • 1 folha de couve;
  • suco de ½ limão;
  • 1 maçã vermelha com casca;
  • 1/3 de pepino com casca;
  • 150 ml de água de coco.

Modo de preparo:

Lave bem os ingredientes. Corte o pepino e a maçã em cubos, coloque-os no liquidificador juntos aos demais ingredientes e bata por 2 minutos. Após isso, coe se quiser, e beba logo em seguida, de preferência sem açúcar.

2 - Suco detox de melancia com gengibre

Rico em água e fibras, esse suco ajuda a desinchar e controlar o apetite, possui apenas 130 calorias por cada copo de 250 ml, sendo perfeito para quem deseja perder peso.

Ingredientes:

  • 2 fatias de melancia sem caroço;
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado;
  • 1 colher de chá de linhaça triturada.

Modo de preparo:

Lave bem os ingredientes. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba a seguir, sem açúcar ou adoçantes.

3 - Suco de abacaxi e gengibre com chá verde

Composto por catequinas e cafeínas, esse suco ajuda a acelerar o metabolismo e regular o intestino, além de ser rico em antioxidantes devido ao chá verde. Tendo apenas 37,65 calorias por cada copo de 200 ml de suco.

Ingredientes:

  • 1 fatia grossa de abacaxi;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 200 ml de chá verde;
  • 1 colher de chá de semente de linhaça.

Modo de preparo:

Após lavar os ingredientes, retire a casca do abacaxi e do gengibre com um descascador e separe um pedaço de cada. Bata tudo no liquidificador com o chá verde e a semente de linhaça e sirva a seguir com gelo.

4 - Suco detox de cenoura

A cenoura é um excelente alimento para regular o colesterol, aumentar a imunidade e melhorar a digestão, ajudando a emagrecer. Possuindo aproximadamente 94 calorias por cada copo de 250 ml de suco.

Ingredientes:

  • 1 cenoura picada;

  • 1 fatia grossa de abacaxi;

  • 2 fatias finas de gengibre opcional;

  • 1/2 pepino pequeno sem casca;

  • 200 ml de água gelada.

Modo de Preparo:

Lave todos os ingredientes. Descasque a cenoura e a pique em cubos. Retire a casca do abacaxi, gengibre e pepino, e corte eles em fatias. Junte tudo dentro do liquidificador e adicione a água gelada. Bata tudo e sirva logo em seguida.

Se desejar armazenar algum desses sucos após fazê-lo, guarde em um recipiente totalmente vedado e mantido sob refrigeração por até 6 horas. Mas é sempre aconselhado consumi-los logo após serem preparados.

E agora que você já sabe quais são os benefícios do suco detox e como prepará-lo, que tal realizar uma consulta com um nutricionista? Faça uma cotação conosco e encontre um plano de saúde que atenda todas as suas necessidades ;)

Banner gif