Laranja: Conheça os 10 benefícios da fruta e o que a compõe

Rica em vitamina C, a laranja é uma excelente fruta para aumentar a imunidade, mas também, possui diversos outros benefícios. Saiba quais são eles e o que compõe esse alimento.

Quem nunca ouviu falar que a laranja ajuda a prevenir e curar resfriados e gripes? Muitos conhecem a laranja por ser rica em vitamina C, um nutriente capaz de atuar em diversas funções regulatórias do nosso organismo, como por exemplo, no bom funcionamento do sistema imunológico.

Mas o que muitos não sabem, é que além da laranja possuir vitamina C, a fruta também é uma fonte de muitos outros nutrientes e atrai diversos benefícios que você irá conhecer aqui!

Laranja em cima de uma mesa de madeira, e algumas dentro de uma cesta.

Sendo de fácil localização, seja nos mercados ou nas feiras, e barata, a laranja pode ser consumida de diversas formas e aproveitando tudo, quer ver? Seu consumo pode ser no suco, in natura, em chás, bolos, saladas, e diversas outras receitas. Além de que, pode ser aproveitado até a casca e o seu bagaço da laranja, não sobrando nada.

Você pode já ter essa fruta em casa, e tê-la presente em suas refeições diárias, mas você sabe o porquê dela ser tão importante para saúde, o que a compõe e quais são os seus benefícios? Descubra logo abaixo.

Por que a laranja é tão importante para a saúde?

A laranja é uma fruta cítrica originária da laranjeira, pertencente à família Rutaceae. Surgiu na Índia, no tempo da antiguidade, a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina. E hoje, é uma das frutas mais populares no Brasil e no mundo, estando presente nas refeições diárias de muitas pessoas.

Conhecida por seu sabor doce ou levemente ácido, a fruta é rica em vitamina C, como já mencionamos anteriormente, ajudando a aumentar o colágeno da pele, reduzir o envelhecimento precoce e melhorar a imunidade, evitando gripes e resfriados.

Mas também, a laranja é uma fonte de minerais, como o potássio e o cálcio, e vitaminas A e B. Além de conter flavonoides e betacaroteno, compostos que são antioxidantes e anti-inflamatórios. O que faz com que o alimento também faça bem ao coração, diminuindo o colesterol, regulando a pressão arterial e evitando doenças cardiovasculares.

Portanto, como você pôde perceber, a laranja faz bem para a saúde, além de trazer diversos outros benefícios devido a sua composição, que você verá a seguir.

Qual é a composição nutricional da laranja?

Para que você saiba o que compõe a laranja, trouxemos aqui a sua tabela nutricional, contendo todas as informações e quantidades para uma porção de 100 g de laranja fresca e 1 copo de suco natural. Confira:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA LARANJA - 100 g e 1 copo
Componentes Laranja fresca Suco natural
Calorias (Valor Energético) 48 kcal 272 kcal
Carboidratos 8,9 g 64,9 g
Proteínas 1,1 g 0,1 g
Gordura 0,2 g 0,7 g
Fibras 1,8 g -
Betacaroteno 120 mcg 666 mcg
Vitamina A 20 mcg 111 mcg
Vitamina B1 0,09 mg 0,2 g
Vitamina B2 0,5 mg 0,03 mg
Vitamina B3 0,7 mg 0,8 mg
Vitamina B6 0,1 mg 0,17 mg
Folato 57 mg 240 mg
Sódio 4 mg 20 mg
Potássio 160 mg 640 mg
Cálcio 35 mg 17 mg
Fósforo 19 mg 38 mg
Magnésio 11 mg 19 mg
Ferro 0,2 mg 0,6 mg
Zinco 0,1 mg 0,2 mg

Muita coisa, não é mesmo? Agora, a composição nutricional da fruta você já sabe, conheça então quais são os 10 benefícios da laranja

Quais são os 10 benefícios da laranja?

Os benefícios dessa fruta são diversos, portanto, para te ajudar, elencamos aqui os 10 principais benefícios da laranja, para que saiba qual é a importância dela. Confira:

1 - Melhora o sistema gastrointestinal

Por ser rica em pectina, celulose e hemicelulose, que são fibras que auxiliam no processo digestivo, a laranja também melhora o sistema gastrointestinal, ajudando o intestino a funcionar melhor, além de combater a prisão de ventre.

2 - Protege contra doenças cardiovasculares

Como falamos anteriormente, as propriedades contidas na laranja fazem bem para o coração, além de ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Podendo diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos.

3 - Controla a pressão arterial

Por conter altas quantidades de potássio, a laranja também ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que aumenta a circulação de sangue e regula a pressão arterial.

4 - Reduz a diabetes

As fibras da laranja ajudam a diminuir a absorção de açúcar pelo intestino. Além disso, também ajuda a controlar os níveis de glicemia no sangue. O que pode reduzir a diabetes, desde que consumida de acordo com a orientação de um nutricionista.

5 - Fortalece o sistema imunológico

A laranja é rica em nutrientes como as vitaminas A, B, C, e ácido fólico que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, a laranja ajuda a fortalecer o sistema imune.

6 - Faz bem para a pele

Por ser uma fonte de betacaroteno, vitamina A e C, que são antioxidantes e anti-inflamatórios, a laranja também faz bem para a pele, aumentando a sua produção de colágeno e ajudando a combater os radicais livres, que causam o envelhecimento da pele.

7 - Ajuda a emagrecer

Isso porque as fibras e a vitamina C presente na laranja ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, além de fornecer a sensação de saciedade, o que pode reduzir o apetite e auxiliar na perda de peso.

8 - Previne pedras do rins

Segundo um estudo realizado pela University of Texas Southwestern Medical Center (EUA), o suco de laranja ajuda a prevenir pedras nos rins, isso porque o suco da fruta produz uma carga alcalina e reduz os níveis de ácido úrico no corpo, ajudando a prevenir pedras nos rins, além de cálculos renais.

9 - Fortalece os ossos

A laranja também é uma fonte de cálcio, magnésio e fósforo, o que pode ajudar a fortalecer os ossos, aumentar a sua resistência e densidade, prevenindo doenças como a osteoporose.

10 - Previne o câncer

Devido às suas propriedades antioxidantes, por ser rica em flavonoides e vitamina C, a fruta também ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, como o de mama, fígado e intestino. Isso por reduzir os danos do estresse oxidativo causado por radicais livres, o que impede alterações na células que causam o câncer.

Além disso, a laranja também previne a anemia, por ser rica em vitamina C e ácido cítrico, que ajudam na absorção de ferro, um mineral super importante para a formação de hemoglobina, uma proteína que tem como função realizar o transporte de oxigênio, sua falta pode vir a causar anemia.

É importante ressaltar que, nada em excesso faz bem, muito pelo contrário, e a laranja não é diferente. Apesar de oferecer uma série de benefícios, se consumida em grandes quantidades a fruta pode causar o inverso deles, como problemas gastrointestinais, aumento da glicemia e problemas no fígado, devido ao seu alto teor de acidez. Portanto, a dica é não exagerar, combinado?

E agora que você já sabe tudo sobre a laranja, qual a sua importância, sua composição nutricional e os seus benefícios, que tal se consultar com uma nutricionista para indicar a melhor alimentação para você? Faça uma cotação conosco do Joov, e encontre um plano de saúde que atenda todas as suas necessidades ;)

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