Morango: Saiba qual a sua importância para a sua saúde

Descubra tudo sobre o morango, qual é a sua composição e os seus benefícios, para quem ele é indicado e contraindicado, como acrescentá-lo na alimentação e qual a sua importância para a saúde.

Morango com Nutella, sorvete de sabor sensação ou napolitano, suco de morango, salada de frutas, geleia ou até mesmo in natura, o morango está mais presente na nossa vida do que imaginamos ou notamos, mas você sabe qual é a importância dessa fruta para a sua saúde? Se a resposta for não, vem com a gente!

Diversos morangos frescos em uma tigela de cerâmica em um fundo rústico, em cima de uma mesa de madeira branca.

Além da laranja que é conhecida por ser uma fonte de vitamina C, o morango também é, isso por ambos serem frutas cítricas, com aquele sabor levemente ácido, onde fica a presença desse nutriente. Mas além dessa vitamina, o que tem mais no morango?

Devido ao seu alto teor de vitamina C, o morango possui propriedades antioxidantes que protegem o organismo contra possíveis infecções e previne o câncer. Além disso, suas propriedades também fazem bem para a pele e para o sistema imunológico, evitando o envelhecimento precoce e doenças como gripes e resfriados.

Que o morango é rico em vitamina C, agora você já sabe! Mas além disso, ele também possui um baixo índice glicêmico, sendo indicado para diabéticos, e pode ajudar a emagrecer, por ser um alimento low carb, ou seja, com pouco carboidrato.

E para saber mais sobre as propriedades desse fruto, trouxemos aqui sua composição presente em sua Tabela Nutricional. Confira.

Qual é a composição nutricional do morango?

Veja qual é a composição do morango em sua Tabela de Informação Nutricional, contendo todas as informações e quantidades para uma porção de 100 g de morango, logo abaixo:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DO MORANGO - 100 g
Componentes Quantidade por 100 g % VD (*)
Calorias (Valor Energético) 30,2 kcal = 127 2%
Carboidratos 6,8 g 2%
Proteínas 0,9g 1%
Fibra Alimentar 1,7 g 7%
Fibras Solúveis 0,0 g -
Cálcio 10,9 g 1%
Vitamina C 63,6 mg 141%
Fósforo 149,1 mg 21%
Vitamina B6 0,0 mg 0%
Vitamina B2 0 mg 0%
Manganês 0,3 mg 13%
Magnésio 9,7 mg 4%
Lipídios 0,3 mg -
Fósforo 22,4 mg 3%
Ferro 0,3mg 2%
Potássio 184,4 mg -
Cobre 0,1 ug 0%
Zinco 0,2 mg 3%

As propriedades dessa fruta são diversas, não é mesmo? E não para por aqui! Que tal saber quais são os 6 benefícios que o morango pode proporcionar?

Quais são os 6 benefícios do morango?

Os benefícios do morango são diversos, e você irá se surpreender com o poder deste alimento! Confira quais são os 6 benefícios do morango e como essa fruta pode contribuir para a sua saúde de forma positiva.

1 - Ajuda a emagrecer

Por ser rico em proteínas e fibras, o morango proporciona a sensação de saciedade e ajuda a inibir a fome. Além de que, como falamos anteriormente, trata-se de um alimento low carb, ou seja, com uma baixa quantidade de carboidratos. Tudo isso auxilia no emagrecimento.

2 - Diminui a diabetes

O morango possui um baixo índice glicêmico, por ter uma baixa quantidade de açúcar. O que o torna indicado para diabéticos, que poderá introduzir essa fruta em sua alimentação facilmente, mas é importante se consultar com um nutricionista antes.

3 - Fortalece o sistema imunológico

Graças a sua fonte de vitamina C, o morango possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que previne o organismo de doenças como gripes e resfriados, ao fortalecer as células de defesa do corpo.

4 - Previne doenças cardiovasculares

O morango também é uma fonte de fibras e de minerais, como o potássio, que possuem propriedades capazes de diminuir o colesterol ruim, reduzir a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

5 - Faz bem para a pele

Além da vitamina C, que faz bem para a pele, o morango também contém ácido elágico, juntos essas propriedades podem auxiliar na maior produção de colágeno da pele, o que pode evitar o surgimento de rugas, estrias, celulites e o envelhecimento precoce da pele, além do combate a flacidez.

6 - Previne o câncer

Como falamos, essa fruta possui propriedades antioxidantes, capazes de combater os radicais livres e evitar enzimas carcinogênicas. Segundo estudos, foi identificado que o morango pode evitar o crescimento de células cancerígenas, principalmente, no intestino.

São muitos os benefícios dessa fruta, mas vale ressaltar que nada em excesso faz bem, portanto, consuma com moderação.

E agora que você já sabe tudo sobre o morango, que tal se consultar com uma nutricionista? Faça uma cotação conosco, e encontre um plano de saúde ideal para você :)

Banner gif