Lipoaspiração: Tudo o que você precisa saber!

Com certeza você já deve ter ouvido falar na Lipoaspiração, a famosa “lipo”. Mas você sabe o que ela de fato é, como funciona e quanto custa? Descubra aqui.

Com certeza você deve ter ouvido falar na lipoaspiração, conhecida popularmente como “lipo”, mas você sabia que a lipoaspiração é o segundo procedimento estético mais procurado do Brasil?

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), a lipoaspiração está em segundo lugar no Ranking dos procedimentos estéticos mais realizados do país, ficando atrás apenas do silicone.

Descubra aqui, tudo o que você precisa saber sobre lipoaspiração e tire todas as suas dúvidas.

Mulher desenhando na sua barriga as medidas para a cirurgia plástica de lipoaspiração.

Para começar, você sabe o que realmente é a lipoaspiração? Entenda melhor.

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que é realizada para retirar a gordura localizada em determinada região do corpo, aspirada através de uma cânula, geralmente na região abdominal, e deve ser feita por um cirurgião plástico. Tendo como objetivo, melhorar o contorno corporal, bem como, a autoestima.

Esse procedimento cirúrgico pode ser realizado tanto por homens, que geralmente realizam a lipoaspiração abdominal, quanto por mulheres, que além do abdômen, também solicitam a retirada de gordura dos quadris e culotes.

Lembrando que, a lipoaspiração não deve ser vista como um método para emagrecer. Sua função é realçar o contorno e a silhueta do corpo.

Quais são os tipos de técnicas mais utilizadas na lipoaspiração?

Você já ouviu falar da Lipo LAD? Ela é uma das técnicas de lipoaspiração mais populares do momento, mas além dela, existem diversas outras técnicas. Conheça as principais:

  • Técnica Tumescente;
  • Lipo LAD (Lipoaspiração de Alta Definição);
  • Liso a laser;
  • Vibrolipo (com equipamentos vibratórios);
  • Mini lipo hidrolipo ou lipolight;
  • Lipoenzimática.

Quais são as regiões do corpo que podem ser feitas a lipoaspiração?

O abdômen é a região do corpo mais comum entre as solicitadas por homens e mulheres para a lipoaspiração. Mas além do abdômen existem diversas outras partes do corpo em que o procedimento estético pode ser realizado. Veja quais são eles:

  • Quadris;
  • Abdômen;
  • Culotes;
  • Glúteos;
  • Colchas;
  • Braços;
  • Joelhos;
  • Panturrilhas;
  • Pescoço;
  • Costas.

A lipoaspiração pode ser feita em mais de um local do corpo em uma mesma cirurgia, mas, é bom destacar que, nesses casos o processo de recuperação será mais longo.

A Lipoaspiração pode ser associada a outras cirurgias plásticas?

Sim. Ao realizar a cirurgia de lipoaspiração, há algumas pessoas que resolvem associá-la a outros tipos de cirurgias plásticas, como o silicone, a lipoescultura, a abdominoplastia e entre outras.

Aqui trouxemos as mais comuns que se relacionam a ela: a Lipoescultura e a Abdominoplastia.

Lipoaspiração x Lipoescultura

Muitas pessoas confundem a lipoaspiração com a lipoescultura, e apesar da semelhança no nome e de se associarem, são procedimentos diferentes.

A lipoescultura é a técnica de remodelar o corpo, a partir de enxertos de gordura próprios, passando por algumas etapas.

Sua primeira etapa é a de lipoaspiração, onde é retirado a gordura de uma determinada região do corpo que está em excesso. E logo em seguida, vem a segunda etapa, que consiste na lipoenxertia, ou seja, no enxerto de gordura, no qual a gordura que foi retirada anteriormente é realocada em outra região.

Abdominoplastia x Lipoaspiração

A lipoaspiração também pode ser associada a abdominoplastia, para aquelas pessoas que após a retirada da gordura localizada, ficam com excesso de pele.

A abdominoplastia, como o próprio nome já diz, é uma cirurgia plástica realizada no abdômen, que é associado a lipoaspiração, ao retirar a gordura localizada naquela região. Após isso, ela elimina o excesso de pele, reforçando os músculos abdominais.

Quais são os cuidados que devem ser tomados no pré-operatório da Lipoaspiração?

Antes da cirurgia, no pré-operatório, são realizadas algumas consultas médicas, onde são solicitados exames laboratoriais para verificar como está a sua saúde, que deve estar em boas condições. Há alguns pontos que devem ser levados em consideração nessa hora. Veja quais são eles:

  • Suspensão de anticoagulantes;
  • Avise ao seu médico em caso de gripe ou indisposição;
  • Interromper o consumo de bebidas alcóolicas e o fumo;
  • Fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquido 8 horas antes da cirurgia;
  • Escute as recomendações do seu médico.

A duração da cirurgia, o tempo de internação e a escolha do tipo de anestesia, depende da quantidade de áreas a serem tratadas e da técnica utilizada.

Quais são os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório da Lipoaspiração?

Existem alguns cuidados comuns que devem ser levados em consideração no pós-operatório. Veja quais são eles:

  • Em caso de dor e sensação de desconforto, tome o analgésicos receitado pelo seu médico;
  • Tome os remédios receitados pelo seu médico no horário certo;
  • É indicado realizar sessões de drenagem linfática associado ao ultrassom para acelerar a recuperação e diminuir qualquer irregularidade;
  • Usar cinta modeladora na região tratada pelo tempo indicado pelo seu médico;
  • Evitar exposição solar;
  • Não praticar esportes ou atividades físicas por alguns dias após a cirurgia.

O retorno às atividades normais do dia-a-dia, pode variar de acordo com o tamanho da sua cirurgia. Para áreas menores, o retorno poderá acontecer dentro de poucos dias. Já para áreas maiores, o período de recuperação é mais longo.

Lembrando que, após a cirurgia, você precisará manter os resultados da lipoaspiração, sendo indicado ter uma alimentação balanceada, e praticar atividades físicas.

Existem contraindicações para a Lipoaspiração?

Sim. A lipoaspiração é contraindicada para mulheres grávidas, ou que deram à luz a menos de 6 meses, portadores de câncer, doenças da tireoide, doenças renais e diabetes. E para aqueles que possuem infecções de pele ou sistêmicas, devem tratar a infecção e aguardar um período após a cura.

Além disso, não é indicado para quem está acima do peso, o aconselhável é fazer uma dieta balanceada antes. Considerando que, o procedimento não deve ser realizado para emagrecer, e sim para eliminar gorduras localizadas.

Não existe idade mínima para realizar a cirurgia, mas o recomendado é que seja após os 16 anos de idade.

Quanto custa uma lipoaspiração?

Você deve estar se perguntando: “Afinal, quanto custa uma lipoaspiração?”, e a resposta é, depende! Ao se planejar para realizar uma lipoaspiração, valor é algo importante a se considerar.

Existem diversos fatores que compõem o preço de um procedimento cirúrgico, como, a equipe médica, a estrutura do local, a anestesia, a internação, além do pré e pós-operatório.

Atualmente, a lipoaspiração está custando em torno de R$ 6 mil a R$ 22 mil. Essa variação de preço é devido a escolha da área do corpo em que será feita, e em quantas áreas serão.

Cuidado com preços baratos, as vezes sai mais caro do que o esperado. Confira se o médico possui CRM, e se faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Os planos de saúde cobrem Lipoaspiração?

Não, pois trata-se de uma cirurgia plástica somente com fins estéticos. E de acordo com o ROL da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os planos de saúde só são obrigados a cobrir cirurgias plásticas com finalidade de reparação.

Entretanto, o plano pode vir a cobrir exames e consultas médicas, que são necessários no pré-operatório de qualquer cirurgia.

E agora que você já sabe tudo sobre a Lipoaspiração, que tal cuidar da sua saúde? Faça uma cotação conosco, e encontre um plano de saúde ideal para você;)