Última atualização:

Quais são os Principais Exames Preventivos de Câncer?

quais-sao-principais-exames-preventivos-cancer-img

O câncer é uma doença que ocorre quando as células do corpo começam a crescer de forma anormal e descontrolada. Essas células alteradas formam um tumor, que pode se espalhar para outras partes do corpo.

O câncer pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que outros. Além disso, os mais comuns são o pulmão, a mama, a próstata e o pâncreas.

As causas do câncer são variadas e ainda não totalmente conhecidas. No entanto, sabe-se que fatores genéticos, ambientais e estilo de vida podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Os sintomas do câncer também variam de acordo com o tipo e o estágio da doença. Alguns sintomas comuns incluem inchaço, dor, cansaço, alterações na pele, nas fezes ou na urina e alterações na menstruação. O diagnótico do câncer é feito por meio de exames físicos, exames laboratoriais e exames de imagem.

O tratamento do câncer varia de acordo com o tipo de câncer, o estágio da doença e a saúde geral do paciente. Os tratamentos comuns incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Câncer é grave, mas com diagnóstico e tratamento certos, muitas pessoas vivem com câncer por muito tempo.

Exames de sangue para os diferentes tipos de tumor

Há muitos marcadores tumorais, alguns se associam a vários tipos de tumor, outros são específicos de um único tipo de câncer. Com o Joov, você pode encontrar o melhor plano de saúde que possa cobrir os exames necessários com melhor custo-benefício, faça sua comparação!

Alguns exemplos de marcadores tumorais, avaliados em um exame de sangue, são:

  • Alfa-fetoproteína (AFP) Este é um marcador tumoral que pode estar associado a tumores de intestino, estômago, ovário e fígado.

  • PSA (Antígeno específico da próstata) Este é um dos marcadores tumorais mais conhecidos, sua elevação pode estar associada a tumores na próstata, causando câncer de próstata e outras doenças prostáticas.

  • CEA (Antígeno Carcinoembrionário)O CEA quando aumentado no sangue pode indicar tumores do intestino, como o carcinoma colorretal.

  • MCA É um dos marcadores tumorais do câncer de mama, sendo assim, pode auxiliar na suspeita diagnóstica. Também pode estar presente em doenças benignas da mama e tumores em outros locais, ovário, colo do útero, endométrio e próstata.

  • CA 15-3 e CA 27-29 Também são marcadores utilizados na investigação de câncer de mama. O CA15-3 é um dos marcadores mais sensíveis específicos para o câncer de mama.

  • CA 125 É um marcador utilizado no diagnóstico do câncer de ovário. Quando aumentado no sangue pode sugerir tumores no ovário, cistos, endometriose, problemas hepáticos ou pancreatite.

  • CA 72-4 É solicitado para investigar suspeitas diferentes tumores do trato gastrointestinal. Pode estar alterado no câncer de estômago, vias biliares, pâncreas e cólon.

  • CA 19.9 Também é um marcador encontrado em diferentes tumores. É importante na avaliação do câncer de pâncreas e trato biliar e de tumores colorretais.

  • BRAF É um marcador tumoral relacionado ao melanoma, uma forma de tumor de pele maligno.

O papel dos exames de sangue no diagnóstico de câncer

O diagnóstico de câncer é um processo complexo que envolve muitas etapas. Exames de sangue para descobrir se tem histórico familiar, é indicada incluindo marcadores tumorais, podem ser necessários em diferentes momentos.

Os marcadores tumorais são substâncias produzidas pelo tumor ou pelo organismo em resposta ao tumor. Eles podem estar presentes no sangue ou na urina e podem ajudar a aumentar a suspeita de câncer. Eles também são usados para acompanhar a eficácia do tratamento, pois tendem a diminuir quando o tumor está em remissão.

No entanto, um único exame de sangue não é suficiente para diagnosticar câncer. Outros exames, como exames de imagem e biópsia, também são necessários. Portanto, o diagnóstico de câncer deve ser feito por um médico capacitado, após uma avaliação completa do paciente. Não existe um exame de sangue específico que possa detectar sinais de câncer em todo o organismo.

Como confirmar o diagnóstico de câncer?

Se houver suspeita após a consulta médica e exames de sangue, outros exames de imagem, como a ecografia, podem confirmar o diagnóstico. A ecografia é usada para identificar tumores em órgãos como fígado, pâncreas, baço, rins, próstata, mama, tireoide, útero e ovário.

  • Radiografia: o exame é realizado por meio de um raio-x que permite identificar possíveis tumores no pulmão, coluna e ossos.

  • Ressonância magnética: exame de imagem em alta definição que pode mostrar alterações em diversos órgãos.

  • A tomografia computadorizada é usada para analisar órgãos quando o raio x mostra um problema ou quando é necessário um exame mais detalhado.

Na maioria das vezes, o diagnóstico definitivo é realizado por meio de uma biópsia, que analisa o órgão afetado sob o microscópio. No entanto, a combinação de exames complementares, como a história clínica e o exame físico, também é importante para o diagnóstico preciso. Joov te ajuda a encontrar a melhor opção para você, faça sua cotação!

O hemograma detecta câncer?

O exame de sangue não é comum para detectar câncer. No entanto, às vezes pode mostrar sinais de leucemia e outros tipos de câncer sanguíneo. Certos tipos de leucemia podem ser sugeridos por meio de mudanças observadas no exame de sangue.

Suspeita-se de leucemia quando o hemograma mostra muitos glóbulos brancos ou glóbulos vermelhos indicando rápida proliferação celular. Alterações no número de plaquetas ou hemácias também podem aparecer no hemograma em casos de leucemia mieloide aguda.

Quais hábitos podem contribuir na causa de um câncer?

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer é uma doença com diversos fatores de risco associados, entre eles alguns hábitos nocivos. São eles:

  • Tabagismo;
  • Maus hábitos alimentares;
  • Alcoolismo;
  • Fatores ocupacionais;
  • Radiação solar, entre outros.

Joov

Conte com o Joov para comparar as melhores operadoras de saúde para manter a sua saúde em dia. Aqui, você consegue ver coberturas, benefícios e preços que melhor te auxiliam no diagnóstico e tratamento do câncer. Além disso, você pode contratar o plano de forma totalmente online, sem burocracia e com o acompanhamento de especialistas em todo o processo. Faça uma cotação conosco, e encontre um plano que seja a sua cara!