Última atualização:

Seu check up está em dia? Veja os exames a serem feitos nesse final de ano!

seu-checkup-dia-img

O check up médico é um conjunto de exames realizados periodicamente para avaliar a saúde global de uma pessoa e detectar doenças precocemente, mesmo que elas ainda não apresentem sintomas.

A frequência dos exames deve ser determinada pelo médico, levando em consideração a idade, o sexo, o histórico familiar e de doenças da pessoa.

Os exames mais comuns do médico geral são o hemograma, o exame de glicemia, a análise de urina, o exame de fezes e o eletrocardiograma. Venha fazer uma cotação!

Por que fazer um check-up?

Um check-up é um conjunto de exames e consultas médicas realizados com o objetivo de avaliar a saúde geral de uma pessoa. Ele é importante para identificar doenças em estágio inicial, quando o tratamento é mais eficaz e menos invasivo.

Além disso, o check-up também pode ajudar a prevenir doenças, pois permite que o médico identifique fatores de risco e recomende medidas para reduzir esses riscos.

Quando fazer um check-up?

A frequência ideal para realizar um check-up varia de acordo com a idade, os hábitos de vida e a história familiar da pessoa. Veja a seguir as estimativas:

  • Adultos saudáveis: a cada 2 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes ou câncer): a cada 6 meses;
  • Pessoas com fatores de risco para doenças (pessoas obesas, fumantes, sedentárias ou com colesterol elevado): 1 vez por ano.

Em todos os casos, é importante que a frequência do check up seja definida por um médico. O Joov te ajuda a encontrar os melhores planos com cobertura aos exames necessários, venha fazer sua comparação.

Quais são os exames?

  • HEMOGRAMA

O exame analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas (coagulação sanguínea).

  • GLICEMIA EM JEJUM

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente podendo identificar casos de diabetes e pré diabetes, além de ser importante para o controle das pessoas que já possuem esses diagnósticos.

  • COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

O exame mede os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame).

  • UREIA E CREATINA

Avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo se assintomático.

  • TGO (AST) E TGP (ALT)

O exame quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém não são específicas para o diagnóstico destas doenças.

  • TSH E T4 LIVRE

Avalia o funcionamento da glândula tireóide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

  • ÁCIDO ÚRICO

Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens de ácido úrico é frequentemente associada a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

  • EXAMES DE URINA

Este exame serve para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Além disso são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.

  • ELETROCARDIOGRAMA

O exame de eletrocardiograma consiste em medir a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar a existência de problemas cardíacos.

  • TESTE ERGOMÉTRICO

O teste ergométrico serve para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular sob estímulo e consiste em o paciente realizar um esforço físico gradual em uma esteira rolante ou bicicleta.

  • ECOCARDIOGRAMA

O exame consiste em uma ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através de ondas sonoras e cores que avaliam o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.

Check-up feminino

Mulheres devem realizar exames anuais, preferencialmente com um ginecologista, para avaliar a saúde do aparelho reprodutivo. Os exames mais comuns são:

  • Papanicolau: detecta alterações no colo do útero, podendo prevenir o câncer de colo uterino.

  • Colposcopia: exame visual do colo do útero, que pode auxiliar na interpretação do Papanicolau.

  • Vulvoscopia: exame visual da vulva, que pode auxiliar na identificação de alterações como verrugas e lesões.

  • Ultrassonografia de mamas: detecta alterações nas mamas, como nódulos e cistos.

  • Ultrassonografia transvaginal: detecta alterações no útero, trompas e ovários.

Esses exames podem ajudar a detectar precocemente doenças como câncer de colo uterino, câncer de mama, infecções e alterações no aparelho reprodutivo.

Check-up médico para homens

A partir dos 40 anos, é altamente recomendado que os homens realizem os seguintes testes:

  • Toque retal: exame realizado por um urologista que consiste na palpação da próstata através do reto. O exame é rápido e indolor, e pode ajudar a detectar alterações na próstata, como tamanho, forma ou consistência.

  • Dosagem de PSA: exame de sangue que mede os níveis de antígeno prostático específico (PSA), uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados de PSA podem indicar a presença de câncer de próstata.

Joov

Conte com o Joov para comparar as melhores operadoras de saúde para manter a sua saúde em dia. Aqui, você consegue ver coberturas, benefícios e preços. Além disso, você pode contratar o plano de forma totalmente online, sem burocracia e com o acompanhamento de especialistas em todo o processo.

Faça uma cotação conosco, e encontre um plano que seja a sua cara!