10 benefícios da couve que você precisa conhecer!

Presente em saladas, suco e receitas caseiras, esse alimento verde é extremamente importante para a saúde! Confira aqui quais são os benefícios da couve, o que tem em sua composição e como consumi-la.

Muito presente em saladas ou receitas caseiras, a couve é um vegetal e faz parte da família Brassicaceae, a mesma do repolho, brócolis e couve-flor, sendo uma fonte de vitaminas A, complexo B, C, K e ácido fólico, que são extremamente importantes para a saúde, além de conter minerais potássio, cálcio, magnésio e ferro.

E você, sabe o que mais tem na composição da couve e quais são os benefícios que esse vegetal pode te proporcionar? Descubra tudo neste artigo.

Folhas de couve molhadas em cima de uma mesa de madeira.

A couve, ou couve-manteiga, é um alimento de fácil acesso, podendo ser encontrada em mercados e feiras por preços acessíveis. Além de também pode ser consumida através do suco detox, ou suco verde, que tem como função “limpar” o aparelho digestivo e contribuir com diversos benefícios para a saúde.

Uma dúvida que você provavelmente deve ter é: “Couve emagrece?” E a resposta, é que ajuda a emagrecer! O alimento possui poucas calorias, o que é ideal para quem deseja perder peso, mas ainda tem mais coisas que contribui para que isso ocorra. Continue lendo o artigo e descubra mais!

Para começar, agora que você já sabe um pouco sobre a couve, que tal entender melhor o que compõe esse vegetal? Veja logo abaixo.

Qual é a composição nutricional da couve?

Confira qual é a composição desse vegetal em sua Tabela de Informação Nutricional, contendo todas as informações e quantidades para uma porção de 100 g de couve crua, logo abaixo:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA COUVE CRUA - 100 g
Componentes Quantidade % VD*
Calorias (Valor Energético) 27.1 kcal = 114 1%
Carboidratos 4,3 g 1%
Proteínas 2,9 g 4%
Fibra Alimentar 3,1 g 12%
Fibras Solúveis 0,1 g -
Gorduras saturadas 0,1 g -
Gorduras poliinsaturadas 0,1 g -
Vitamina B1 0,02 mg 14%
Vitamina B2 0,3 mg 23%
Vitamina B3 2,3 mg 13%
Vitamina B6 0,1 mg 8%
Vitamina C 96,7 mg 215%
Cálcio 130,9 mg 13%
Fósforo 48,7 mg 7%
Manganês 1,0 mg 43%
Magnésio 0,5 mg 4%
Potássio 403,5 mg -
Cobre 0,1 ug 0%
Zinco 0,4 mg 6%
Sódio 6,2 mg 0%

As propriedades desse vegetal são diversas, não é mesmo? E não para por aqui! Que tal saber quais são os 10 benefícios que a couve pode trazer?

Quais são os 10 benefícios da couve que você precisa conhecer?

Os benefícios desse vegetal são diversos, e você irá se surpreender com o poder deste alimento! Confira quais são os 10 benefícios da couve e como esse vegetal pode contribuir para a sua saúde e bem estar de forma positiva.

1 - Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em vitamina B6 e C, a couve possui propriedades antioxidantes que auxiliam as células de defesa do organismo, fortalecendo assim o sistema imunológico. Ajudando a evitar doenças como a gripe, resfriados e até infecções.

2 - Auxilia no bom funcionamento do intestino

A couve é um vegetal rico em fibras, o que contribui para um melhor funcionamento do sistema digestivo. Sendo indicado para quem sofre de prisão de ventre.

3 - Previne doenças cardiovasculares

Esse vegetal é uma fonte de potássio, um mineral que auxilia na redução da pressão arterial e auxilia na prevenção de doenças cardíacas. Além disso, a couve ajuda a controlar o colesterol LDL, conhecido como “ruim”, por absorver uma boa parte da gordura contida nas refeições e eliminá-las através das fezes, evitando que entrem na corrente sanguínea.

4 - Fortalece os ossos

Por ser uma fonte de minerais como o cálcio, fósforo e potássio, esse vegetal contribui para o fortalecimento e formação dos ossos. Evitando assim, doenças ósseas como a osteoporose.

5 - Ajuda a emagrecer

Como falamos no início deste artigo, a couve é um alimento que ajuda a perder peso, isso porque esse vegetal possui baixas calorias e nutrientes capazes de proporcionar a sensação de saciedade e diminuir o apetite. Além disso, a couve é rica em água e possui antioxidantes que auxiliam na eliminação do excesso de líquido do corpo.

6 - Previne o câncer

A couve possui compostos como clorofila, polifenóis, glucosinolatos e vitaminas, que ajudam a prevenir o câncer. Além de que, também possui sulforafano e os flavonóides, substâncias que atuam contra os radicais livres, evitando a formação de células cancerígenas.

7 - Melhora o humor

Por conter vitamina B6, um nutriente importante na produção de hormônios como a serotonina, estimulando os neurotransmissores responsáveis pelo prazer e bem estar, ajuda a melhorar o humor e evitar a tristeza e ansiedade.

8 - Faz bem para a pele

Devido ao seu alto teor de vitamina C, a couve possui propriedades antioxidantes, como falamos anteriormente, que auxiliam na redução dos radicais livres e na produção de colágeno pela pele, prevenindo rugas, estrias e flacidez, além de contribuir para o rejuvenescimento.

9 - Indicado para gestantes

Rica em ácido fólico, esse vegetal é indicado para gestantes por auxiliar na formação e desenvolvimento do bebê, principalmente nas primeiras semanas de gravidez. Portanto, se você está grávida, a couve é um excelente alimento para incluir na sua alimentação.

10 - Previne a anemia

Por conter um alto teor de vitamina C e ferro, a couve ajuda na absorção do ferro dos alimentos, sendo uma importante aliada para a prevenção da anemia.

E que tal conferir umas receitinhas de como consumir esse vegetal? Veja a seguir.

Como consumir a couve?

A couve pode ser consumida todos os dias, seja cozida, crua ou refogada. Trouxemos aqui algumas receitas para você explore essas forma de consumo, confira:

1 - Refogado de Couve

2 - Suco de Couve

3 - Purê de Couve

4 - Sopa de Couve

E agora que você já sabe qual é a importância da couve para a sua saúde, quais são as suas propriedades, benefícios e como consumi-la, que tal se consultar com um nutricionista?

Faça uma cotação conosco e encontre um plano de saúde sob medida para você ;)

Banner gif