Saiba tudo sobre a hortelã-pimenta e a hortelã-verde

Descubra aqui qual é a importância da hortelã-pimenta e a hortelã-verde para a saúde, seus benefícios, suas propriedades e conheça algumas formas diferentes de consumi-la.

Suco, chás, balas, chicletes, cosméticos, in natura, entre outras, são diversas as formas de consumo da hortelã-pimenta e hortelã-verde, e você com certeza já deve ter visto ou consumido-as em alguma parte da sua vida. Mas você sabe como essa planta pode ser importante para a sua saúde? Descubra tudo aqui.

Várias folhas de hortelãs amontoadas.

Você sabia que existem de 25 a 30 espécies de hortelã ao redor do mundo? Pois é, são muitas espécies, fora aquelas que ainda não conhecemos. Mas a queridinha dos brasileiros é a Hortelã-pimenta, conhecida também como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda, de nome científico “Mentha piperita”, e a Hortelã-verde, conhecida como hortelã comum, de nome científico ”Mentha spicata“. E é sobre elas que iremos falar aqui, então vem com a gente!

Para começar, que tal saber qual é a importância da hortelã-pimenta e da hortelã-verde para a saúde? Veja logo abaixo.

Qual é a importância da hortelã-pimenta e a hortelã-verde para a saúde?

A hortelã é uma planta medicinal e erva aromática, podendo ser utilizada para consumo alimentar, em cosméticos e para dar aquele cheirinho no ambiente, no qual a sua inalação também faz bem à saúde, devido ao seu odor forte e marcante.

A planta medicinal é rica em vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina, além de possuir substâncias antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, o que contribui para a prevenção de diversas doenças, como as cardiovasculares e o câncer.

A hortelã também é uma forte aliada para quem deseja perder peso, pois auxilia a emagrecer. Além de melhorar as funções cognitivas do cérebro, ter efeito calmante e aliviar as dores do corpo.

E agora que você já sabe qual é a sua importância da hortelã-pimenta e da hortelã-verde para a saúde, conheça a composição deste alimento a seguir.

Qual é a composição nutricional da hortelã-pimenta e a hortelã-verde?

Veja qual é a composição da hortelã-pimenta e a hortelã-verde em sua Tabela de Informação Nutricional, contendo todas as informações e quantidades para uma porção de 100 g de hortelã, logo abaixo:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA HORTELÃ-PIMENTA E A HORTELÃ-VERDE - 100 g
Componentes Hortelã-pimenta Hortelã-verde
Calorias (Valor Energético) 70 kcals 44 kcals
Carboidratos 14,89 g 8,41 g
Proteínas 3,75 g 3,29 g
Fibra Alimentar 8,0 g 6,8 g
Gorduras 0,94 g 0,73 g
Gorduras saturadas 0,246 g 0,191 g
Gorduras monoinsaturadas 0,033 g 0,025 g
Gorduras poliinsaturadas 0,508 g 0,394 g
Água 78,65 g 85,55 g
Vitamina A 212 ug 203 ug
Vitamina B1 0,082 mg 0,078 mg
Vitamina B2 0,266 mg 0,175 mg
Vitamina B3 1,706 mg 0,948 mg
Vitamina B6 0,129 mg 0,158 mg
Vitamina B9 114 ug 105 ug
Vitamina C 31,8 mg 13,3 mg
Cálcio 243 mg 199 mg
Ferro 5,08 mg 11,87 mg
Magnésio 80 mg 63 mg
Fósforo 73 mg 60 mg
Potássio 569 mg 458 mg
Sódio 31 mg 30 mg
Zinco 1,11 mg 1,09 mg

As propriedades dessa planta são diversas, não é mesmo? E não para por aqui! Que tal saber quais são os 5 benefícios que a hortelã pode proporcionar?

Quais são os 5 benefícios da hortelã-pimenta e a hortelã-verde?

A hortelã possui vários benefícios que fazem bem para a saúde e bem-estar, por isso, elencamos aqui os principais. Veja quais são eles e se surpreenda:

1 - Melhora a digestão

A hortelã tem o poder de relaxar os músculos do estômago, ajudando na passagem do fluxo de bile, e por sua vez, facilitando a digestão de alimentos gordurosos. Devido a isso, a hortelã pode evitar problemas digestivos e o acúmulo de gases intestinais. Para isso é recomendado o uso do chá de hortelã, gotas de óleo essencial ou cápsulas de hortelã.

2 - Previne o câncer

Devido às suas propriedades antioxidantes, a hortelã possui vitaminas capazes de fortalecer o sistema imunológico e combater agentes nocivos, como as células cancerígenas.

3 - Ajuda a emagrecer

Para quem deseja perder peso, vale a pena incluir a hortelã em sua dieta. A planta ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo, aumentando o bom (HDL) e reduzindo o ruim (LDL).

Além disso, previne doenças cardiovasculares, evita o inchaço corporal, regula o metabolismo, e como falamos anteriormente, auxilia o bom funcionamento do aparelho digestivo, dando aquela forcinha para perder peso.

4 - Combate o estresse

Assim como o chá de camomila é bastante conhecido por seu efeito calmante, o chá de hortelã é um poderoso calmante também. As substâncias contidas na erva têm efeito direto no cérebro, o que ajuda a aliviar o estresse, a fadiga, relaxar e evitar dores de cabeça.

5 - Previne gripes, resfriados e doenças respiratórias

A hortelã é uma erva que possui uma substância chamada mentol, com a função de desintoxicar as vias aéreas e expectorante. Para obter esses efeitos da erva, é indicado consumir o seu óleo essencial ou um chá preparado com folhas de hortelã.

Como falamos no início deste artigo, a inalação dessa planta também faz bem para a saúde, ajudando a liberar as vias aéreas. Sendo indicado para portadores de asma e alergias.

Além disso, a hortelã pode afastar o mau-hálito, por isso é muito comum encontrarmos chicletes e balas com sabor de hortelã. E também, faz bem para a saúde do cérebro.

E que tal conferir umas receitinhas de como consumir essa fruta? Veja a seguir.

Como consumir a hortelã?

A hortelã pode ser consumida de diversas formas, por isso, trouxemos aqui algumas receitas para você descobrir a sua forma preferida de consumo, confira:

1 - Chá refrescante de hortelã e gengibre;

2 - Raspadinha de hortelã;

3 - Suco de Hortela.

E agora que você já sabe qual é a importância da hortelã para a sua saúde, quais são as suas propriedades, benefícios e como consumi-la, que tal se consultar com um nutricionista?

Faça uma cotação conosco e encontre um plano de saúde sob medida para você ;)

Saiba mais sobre alimentação:

Banner gif