Rinoplastia: Tire todas as suas dúvidas!

Avaliada como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, segundo a ISAPS, a Rinoplastia é a queridinha dos famosos e dos jovens! Veja aqui como funciona esse procedimento estético e o seu preço.

De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Sendo que, dentre essas cirurgias, a rinoplastia é uma das mais procuradas, seja para a correção de defeitos estéticos ou funcionais.

O estudo ainda constatou que, 64,5% das rinoplastias realizadas são entre os jovens de 19 a 34 anos de idade. Além disso, esse procedimento estético é o mais comum em pacientes com 18 anos ou menos, há anos.

E se ficou curioso(a) sobre como funciona a rinoplastia, quais são os tipos, seu pós-operatório, e qual é o preço, confira tudo nesse artigo e tire todas as suas dúvidas.

Médico cirurgião plástico examinando o nariz da paciente no pós-operatório da rinoplastia.

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas que tem sido mais procurada nos últimos anos. Mas você sabe como ela funciona? Veja aqui.

O que é a Rinoplastia e para que serve?

A rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) é um procedimento cirúrgico que pode ser estético ou funcional, a depender dos casos. Entenda melhor:

  • Rinoplastia Estética: é o procedimento onde é realizado a modificação e a aparência externa do nariz, ou seja, a remodelação, tanto óssea quanto a parte cartilaginosa, em busca de uma melhor harmonização facial, para fins estéticos;

  • Rinoplastia Funcional: por outro lado, tem-se a rinoplastia funcional, que pode até ser indicada pelos médicos. Seu objetivo é corrigir o desvio de septo nasal ou deslocamento lateral da parede entre as narinas.

E se estiver se perguntando: “Quanto tempo leva o procedimento?” É relativamente rápido, de 1,5h a 2,5h.

Outra coisa bastante importante e que deve ser levada em consideração ao realizar esse procedimento estético é a Rinoplastia Estruturada.

O que é a Rinoplastia Estruturada?

A Rinoplastia Estruturada é onde é realizado a remodelação e a realocação das estruturas internas do nariz, a fim de fortalecer a estrutura nasal, para que não haja nenhum tipo de complicação devido ao procedimento estético futuramente.

Complicações essas como, o nariz vir a ceder devido a estrutura do nariz estar fragilizada, ou algo do tipo, considerando que, durante a rinoplastia o osso e a cartilagem são diminuídos, deixando-os mais frágeis.

E para executar esse tipo de procedimento, existem algumas técnicas, e você deverá escolher uma delas, de acordo com a preferência e a orientação do seu médico. Entenda.

Quais são os tipos de Rinoplastia?

Atualmente, após diversos estudos realizados e testados, existem três tipos de técnicas, a fechada, que é a mais antiga; a aberta, que é a mais atual e a que muitos médicos preferem; e a semi-aberta, que é a mais recente. Mas como cada uma delas funcionam? Veja:

  • Rinoplastia Fechada, Rinoplastia Clássica ou Endo-rinoplastia:

Essa foi a primeira técnica a surgir, e é considerada como a padrão. Aqui, a incisão é feita na parte interna do nariz, sem deixar nenhuma cicatriz externa, o que é uma vantagem. Sua única desvantagem é não ser possível o cirurgião visualizar a área durante o procedimento. Portanto, é recomendável realizar esse procedimento com um cirurgião experiente;

  • Rinoplastia Aberta ou Exorrinoplastia:

Sendo a mais atual e uma das mais utilizadas, a técnica aberta conta com a incisão feita na parte externa do nariz, logo abaixo da ponta. Apesar de oferecer uma cicatriz externa, após alguns meses ela se torna quase imperceptível.

  • Rinoplastia Mista - Semi Aberta (Delivery):

E por fim, tem-se a técnica semi-aberta, que é uma mistura da fechada com a aberta. Sua incisão é realizada na parte intercartilaginosa e na marginal.

Todas as técnicas poderão contar com anestesia geral, e possuem excelentes resultados. O indicado é se informar com o médico que irá realizar a sua cirurgia sobre qual técnica é melhor para você.

E após realizar a cirurgia, uma outra dúvida é: “Como será o pós-operatório?” Descubra logo abaixo quais deverão ser as suas precauções.

Como funciona o pós-operatório da Rinoplastia?

A recuperação da rinoplastia é relativamente rápida, podendo levar de 7 a 15 dias após a cirurgia. Mas claro que durante esse período de pós-operatório é necessário tomar alguns cuidados específicos, como:

  • Evite comer alimentos duros;
  • Limpe as narinas, conforme recomendado pelo médico;
  • Não molhe e nem retire o curativo;
  • Não use óculos por 15 dias;
  • Durma de barriga para cima, e com a cabeça levantada;
  • Evite atividades físicas que possam traumatizar o nariz por 3 meses;
  • O processo de pós-operatório é indolor, mas caso sinta alguma dor, tome os analgésicos receitados pelo seu médico;
  • Evite tomar sol até as manchas roxas desaparecerem;
  • Evite esforços físicos para que não haja sangramento, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia.

Os resultados finais podem ser percebidos em 30 a 60 dias após a rinoplastia. E não esqueça também do pré-operatório, onde não é indicado o uso de bebidas alcóolicas 15 dias antes da cirurgia.

E depois de todas essas dicas, é bom se informar também sobre quais são as recomendações e as contraindicações dos especialistas, não é mesmo?

Quais são as recomendações dos especialistas para a Rinoplastia?

Os especialistas estabelecem uma idade mínima de 17 anos de idade para aqueles que desejam fazer o procedimento, considerando que nessa idade o seu desenvolvimento facial já estará completo e será mais seguro.

Quais são as contraindicações dos especialistas para a Rinoplastia?

Por outro lado, tem-se as contraindicações, onde há alguns pacientes não são indicados a realizar esse tipo de procedimento estético por segurança. Veja quais são eles:

  • Portadores de diabetes;
  • Pessoas que possuem problemas cardíacos;
  • Portadores de doenças infecciosas;
  • Hipertensos, aqueles que possuem Hipertensão Arterial (pressão alta);
  • Mulheres em período de amamentação;
  • Pessoas que possuem problemas de coagulação sanguínea ou que estejam tomando anticoagulantes.

E umas das principais dúvidas de muitas pessoas é: “Quanto custa uma rinoplastia?” Entenda.

Na Rinoplastia, preço é alto?

Tem muitas coisas que podem englobar o preço da rinoplastia, além da própria cirurgia, como a internação, a acomodação, os exames e consultas médicas, e mais uma série de fatores que estão dentro desse custo.

Atualmente, o preço da rinoplastia está custando entre R$ 9 mil a R$ 15 mil reais, considerando apenas o valor da cirurgia, sem levar em conta os demais fatores que a compõem. A dica é sempre pesquisar o melhor local para você.

E por fim, será que o plano de saúde cobre esse tipo de cirurgia?

Os planos de saúde cobrem Rinoplastia?

Depende da rinoplastia. O ROL da ANS (Agência Nacional de Saúde) determina que os planos de saúde devem obrigatoriamente cobrir alguns tipos de rinoplastias, com exceção da estética. Veja então quais são as rinoplastias que os planos de saúde cobrem:

  • Rinosseptoplastia Funcional;
  • Rinoplastia Reparadora;
  • Septoplastia.

E agora que você já sabe tudo sobre a Rinoplastia, que tal cuidar da sua saúde? Faça uma cotação conosco, e encontre o melhor plano de saúde para você ;)