Lista de exames de sangue para check up feminino
Você sabe quais exames são importantes para o check-up feminino? Conhecer os exames que devem ser feitos anualmente ajuda a cuidar melhor da saúde da mulher.
Exames de rotina podem identificar problemas de saúde antes mesmo que eles causem sintomas, o que pode ajudar a prevenir o câncer e outras doenças. Quanto antes o diagnóstico for feito, melhor e mais eficaz será o tratamento.
A grande maioria dos exames para check-up feminino é prescrita por um ginecologista, no entanto, outros especialistas também podem fazer a solicitação de alguns deles, como clínico geral, nutrólogo e cardiologista.
Check-up feminino
A maioria dos exames femininos são prescritos pelo ginecologista. Mas outros especialistas podem solicitar, como neurologista, cardiologista ou endócrino.
O check-up feminino começa na época da primeira menstruação. E, mesmo após a idade reprodutiva, a mulher ainda precisa de acompanhamento na menopausa.
Para aquelas que não apresentam nenhum problema, a frequência deve ser de pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, caso haja alguma irregularidade nos exames, os check-ups devem ser mais regulares. Assim como para as grávidas.
Os exames básicos para as mulheres variam de acordo com a idade de cada uma. Dependendo do caso, algumas avaliações extras podem ser solicitadas, com base em fatores de risco ou histórico. É sempre importante ter um bom plano de saúde nesses momentos, aqui você encontra e compara a melhor opção para você.
Exames de sangue
Dentro da lista de exames para check-up feminino está o check-up de exames de sangue. Diferentes exames devem ser feitos regularmente para identificar anormalidades, veja quais são.
- Hemograma completo: ele avalia os componentes do sangue como as hemácias (glóbulos vermelhos) , os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas (que determina a coagulação sanguínea). Ele serve para identificar possíveis alterações que podem ocasionar anemia; leucemia; causas de fraqueza, febre e perda de peso; infecções virais e bacterianas; alergias e policitemia;
- Colesterol total e frações (HDL, LDL e VLDL) e triglicerídeos: servem para avaliar os níveis de gordura no sangue. Verificam, portanto, algum risco de problema cardiovascular;
- Glicemia em jejum: serve para avaliar a glicose no sangue, ou seja, se há a presença de diabetes ou pré-diabetes;
- Creatinina e ureia: são exames para analisar o funcionamento dos rins;
- Transaminases ou TGO (AST) e TGP (ALP): são exames que avaliam o funcionamento do fígado. Uma alteração nesses exames pode sugerir, por exemplo, algumas doenças como cirrose e hepatite;
- Hemoglobina glicada;
- Gama-glutamil transferase;
- Ferro;
- Proteínas totais e frações.
Além dos exames de sangue tradicionais, também é importante fazer exames hormonais para mulheres. Esses exames ajudam a identificar possíveis desequilíbrios hormonais, que podem causar uma série de problemas de saúde, sendo alguns exemplos:
-
T3 total; T4 livre e TSH (hormônio tireoestimulante): são responsáveis por indicar o funcionamento da tireóide e, caso haja alteração, podem indicar hipertireoidismo ou hipotireoidismo;
-
LH (hormônio luteinizante): o hormônio luteinizante está relacionado com a capacidade reprodutiva da mulher. Dessa forma, ele é importante para identificar menopausa, infertilidade, causas de ausência de menstruação, tumor na hipófise, entre várias outras alterações;
-
E2 (estradiol): é um exame que analisa a quantidade desse hormônio no sangue. Está relacionado com alterações no útero, nas mamas e nas trompas.
Principalmente as mulheres com vida sexual ativa ainda devem incluir exames para identificar doenças infecciosas, como: HIV1 e HIV2 para HIV, VDLR para sífilis, Teste para clamídia, Teste para gonorreia, Anti-HCV para hepatite C, Anti-HBs e outros para hepatite B e Anticorpos IGG ou anticorpos IGM para Herpes 1 e 2.
Papanicolaou
O papanicolaou é um exame preventivo para câncer de colo de útero. É um dos exames mais importantes da lista de exames para check-up feminino. Além de uma avaliação por meio de inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero, é feita uma coleta em meio aquoso de material do orifício vaginal e ao redor do colo do útero, que é enviado para uma análise microscópica para verificar a existência ou não de células cancerígenas e lesões.
Além das células cancerígenas, o exame de papanicolau também pode detectar bactérias, vírus, inflamação crônica e HPV no colo do útero.
O corrimento persistente, que muitas vezes a mulher não sabe a causa, também pode ser detectado pelo exame.
Colposcopia ou Vulvoscopia
Exames complementares são realizados após alterações no Papanicolaou, como lesões no colo do útero, na vagina ou sangramentos. Eles servem para investigar patologias na vulva e rastrear câncer do colo do útero ou da vagina.
Ultrassonografias
-
Ultrassom transvaginal: serve para avaliar o útero, como seu tamanho, por exemplo; a espessura do endométrio; os ovários, verificando a presença ou não de cistos; endométrio. O ultrassom transvaginal é um exame muito completo e possibilita a detecção de diversas patologias;
-
Ultrassom de mamas: deve ser feito a partir dos 20 anos de idade. Para aquelas mulheres que possuem prótese mamária é possível fazer também uma ressonância magnética das mamas, que nesse caso é mais indicado;
-
Ultrassom pélvico: é realizado para verificar anormalidades no útero e ovários;
-
Ultrassom da tireóide: serve para analisar o tamanho da glândula, se possui algum nódulo e também seu tamanho;
-
Ultrassonografia de abdômen total: deve ser feita principalmente a partir dos 50 anos de idade. Ela é realizada para identificar alterações na vesícula, no fígado, no pâncreas, nos rins e na bexiga.
Mamografia
A mamografia é um exame de raios X das mamas, que pode detectar o câncer de mama em estágios iniciais, antes que a mulher tenha sintomas. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e a mamografia é o exame mais eficaz para a sua detecção precoce. A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos, e deve ser feita anualmente. No joov você encontra os melhores planos que cobrem o exame, venha fazer sua cotação!
Exames cardiológicos
Entre os principais exames cardiológicos para check-up feminino estão:
-
Eletrocardiograma: serve para verificar como estão os batimentos cardíacos e identificar sopros e outras condições cardíacas, por exemplo;
-
Teste ergométrico: feito em uma esteira ergométrica, é o exame de esforço que avalia o funcionamento cardiovascular durante a atividade física;
-
Ecodopplercardiograma: exame que utiliza ondas sonoras de alta frequência para capturar imagens estáticas e em movimento do músculo cardíaco. Com ele, é possível saber o tamanho do órgão, o fluxo sanguíneo e sua estrutura. Esse exame ajuda a prevenir algumas doenças como miocardiopatias e hipertensão.
Mulheres devem fazer exames cardiológicos a partir dos 40 anos, pois o risco de doenças cardíacas aumenta na menopausa. Se houver histórico familiar de doenças cardíacas, o check-up deve ser feito antes, por volta dos 30 anos.
Densitometria óssea
A densitometria óssea é um exame que mede a densidade dos ossos. Esse exame é usado para detectar a osteoporose, uma doença que causa a fragilidade dos ossos.
A densitometria óssea é geralmente feita em mulheres com mais de 65 anos ou em mulheres com fatores de risco para osteoporose, como:
- Uso de corticosteroides por longos períodos;
- Tabagismo;
- Índice de massa corporal (IMC) muito baixo;
- Histórico familiar de osteoporose;
- Doenças crônicas, como a artrite reumatoide;
- Fraturas por estresse ou por quedas leves.
Pesquisa de sangue oculto nas fezes
Esse exame é feito para detectar a presença de sangue nas fezes, que pode ser um sinal de câncer de colo retal. É recomendado para mulheres a partir dos 50 anos, mas pode ser feito antes dessa idade se houver algum sintoma ou suspeita.
Se o resultado do exame for positivo, é importante fazer uma colonoscopia para confirmar o diagnóstico.
Exame de urina
O exame de urina é feito por meio da coleta de material e é importante para verificar infecções urinárias e alteração no funcionamento dos rins.
Exame de fundo de olho
Esse exame deve estar presente na lista de quais exames de um check-up completo de mulheres com mais de 50 anos. Isso porque ele serve para identificar algum problema oftalmológico, como glaucoma, por exemplo.
Joov
Com o Joov para comparar as melhores operadoras de saúde. Aqui, você consegue ver coberturas, benefícios e preços.
Compare e escolha o plano de saúde mais adequado para realizar todos os exames de prevenção do check-up feminino agora mesmo!