Para que serve Ozempic?
Para que é usado o Ozempic?
O Ozempic é um remédio usado principalmente para tratar o diabetes tipo 2. Sua principal substância é a semaglutida, que é parecida com um hormônio natural do nosso corpo que ajuda na digestão depois de comermos. Esse remédio funciona ajudando o pâncreas a produzir mais insulina, que é importante para controlar o açúcar no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2 têm problemas com a insulina, o que faz o açúcar no sangue ficar alto. Então, o Ozempic ajuda a diminuir esse açúcar.
Além de tratar o diabetes, o Ozempic também faz com que a comida demore mais para ser digerida, o que faz a pessoa se sentir cheia por mais tempo. Isso pode ajudar a comer menos e, por isso, muitos médicos e pesquisadores perceberam que o Ozempic também pode ajudar na perda de peso. Mas é importante lembrar que o uso para emagrecer deve ser sempre acompanhado por um médico, que vai avaliar o que é melhor para a saúde de cada pessoa.
O remédio é muito popular no Brasil e em outros lugares pelo desejo de emagrecimento fácil e rápido. Uma matéria do jornal Valor Econômico disse que o Ozempic vendeu mais ou menos R$ 3,7 bilhões no Brasil
Para que serve o Ozempic? Entenda!
O Ozempic é um medicamento usado principalmente para tratar pessoas com diabetes tipo 2. O principal ingrediente do Ozempic é a semaglutida, uma substância que ajuda a controlar o açúcar no sangue. Ela funciona imitando um hormônio que nosso corpo produz naturalmente depois de comer, ajudando assim a controlar a glicose no sangue.
Ozempic e a perda de peso
Além de ajudar no tratamento do diabetes, o Ozempic também pode ajudar na perda de peso. Ele age fazendo com que a digestão dos alimentos seja mais lenta e reduzindo a fome. Mas é importante saber que o Ozempic não queima gordura diretamente; ele apenas ajuda a comer menos.
Depois que descobriram que o Ozempic pode ajudar a emagrecer, começaram a estudar seu uso em pessoas com obesidade ou sobrepeso. Descobriram que ele pode ser útil nesses casos, mas sempre junto com outros tratamentos e sob orientação médica.
No Brasil, mesmo que a bula do Ozempic só fale sobre o tratamento do diabetes tipo 2, médicos podem receitar o medicamento para ajudar na perda de peso. Isso é permitido pelo Conselho Federal de Medicina e pela ANVISA, a agência que cuida dos medicamentos no Brasil. Mas lembre-se: só use o Ozempic para emagrecer se o seu médico indicar e acompanhar o tratamento.
Quais são seus efeitos colaterais?
O Ozempic pode provocar alguns efeitos colaterais, tais como:
- Náusea e vômitos;
- Diarreia;
- Hipoglicemia (quando é utilizado junto com outros medicamentos que contêm insulina);
- Indigestão;
- Refluxo ou azia;
- Dor no estômago;
- Prisão de ventre;
- Sensação de tontura;
- Perda de apetite.
Os efeitos colaterais menos comuns, que afetam uma a cada 100 pessoas, incluem:
- Alteração no gosto de alimentos ou bebidas;
- Aumento do pulso;
- Hematomas, dor ou irritação no local de aplicação da injeção.
Os efeitos colaterais graves, em que é necessário buscar ajuda médica imediata, incluem:
- Retinopatia diabética;
- Pancreatite;
- Reações alérgicas.
Quais são as contraindicações e os riscos do Ozempic?
O Ozempic é contraindicado principalmente para alérgicos à semaglutida, pessoas com diabetes tipo 1 ou diagnosticadas com cetoacidose diabética, gestantes e lactantes.
Além destas, outras condições também podem impedir a utilização do medicamento. Por isso é importante que o uso seja feito somente após análise clínica e com acompanhamento médico.
O uso indevido do Ozempic ou de outros medicamentos à base de semaglutida tem vários riscos, como um aumento das chances de surgirem efeitos colaterais, assim como da gravidade dessas reações.
É importante destacar que, apesar do Ozempic ser liberado para contribuir com processos de emagrecimento de pessoas acima do peso, seu uso não é recomendado para tratamentos estéticos.
Primeiro é necessário haver um diagnóstico de obesidade ou sobrepeso para que os profissionais que acompanham o caso possam definir o tratamento mais adequado e, se necessário, indicar o medicamento.
A automedicação é sempre uma decisão perigosa. Pessoas que desejam reduzir o peso devem fazer um acompanhamento com profissionais das áreas relacionadas e buscar uma mudança de hábitos.
Se o Ozempic for utilizado para esse fim sem qualquer acompanhamento ou sem outras medidas complementares, como alimentação equilibrada e exercícios físicos, ele poderá causar apenas uma redução da massa magra, sem queima de gordura, e o peso perdido poderá voltar quando o medicamento não for mais ingerido.
O uso sem recomendação médica expõe os pacientes aos riscos do medicamento, que podem ser graves, sem compensar benefícios.
Cuidado com Ozempic falso!
Cuidado com versões falsificadas do Ozempic! Devido ao seu custo elevado, algumas pessoas tentam encontrar opções mais baratas e acabam se deparando com produtos falsos.
A Anvisa, que é a agência responsável pela regulamentação de medicamentos no Brasil, recentemente alertou sobre a existência de lotes falsos do Ozempic no mercado. Um exemplo é o lote de código LP6F832, que tem validade até novembro de 2025.
A fabricante do Ozempic, Novo Nordisk, informou que este lote não é um produto original. Portanto, é importante estar atento para evitar cair em golpes.
Conclusão
Para finalizar, o Ozempic é um medicamento usado principalmente para o tratamento de diabetes tipo 2, ajudando a controlar o nível de açúcar no sangue. É importante escolher um plano de saúde adequado, que garanta acesso a tratamentos e medicamentos essenciais, como o Ozempic.
Com o Joov, você tem a segurança de contar com uma ampla rede de assistência médica, facilitando o acesso a medicamentos de qualidade e a consultas com especialistas. Não deixe sua saúde para depois, compare e escolha com o Joov!