Última atualização:

Plano de saúde cobre bariátrica?

bariatrica-img

A cirurgia bariátrica é um procedimento médico realizado para tratar a obesidade. Ela envolve a redução do tamanho do estômago ou a modificação do sistema digestivo, resultando em uma restrição da ingestão de alimentos e absorção de calorias. O objetivo é ajudar os pacientes a perder peso significativamente, melhorar sua saúde e reduzir os riscos associados à obesidade, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Realização da Cirurgia Bariátrica por Meio do Plano de Saúde: O Que Você Precisa Saber

Se você tem dúvidas sobre a cobertura da cirurgia bariátrica pelo seu plano de saúde, é importante saber que, independentemente do tipo de plano que você possui (individual, familiar, por adesão ou empresarial), a resposta é afirmativa: seu plano de saúde deve fornecer cobertura para a cirurgia bariátrica.

Isso ocorre porque a cirurgia bariátrica é um procedimento que faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a entidade reguladora dos planos de saúde.

O Rol da ANS estipula as coberturas médicas que os planos de saúde privados são obrigados a oferecer. Portanto, podemos afirmar com segurança que a cirurgia bariátrica pode ser realizada por meio do seu plano de saúde.

No entanto, é importante mencionar que existem requisitos específicos que devem ser atendidos para que essa cobertura seja obrigatória.

Quais são os critérios para a realização da cirurgia bariátrica?

Pessoas com excesso de peso enfrentam um aumento no risco de doenças graves e potencialmente fatais, incluindo:

  1. Doenças cardíacas e derrame.

  2. Hipertensão.

  3. Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ou esteatohepatite não alcoólica (NASH).

  4. Apneia do sono.

  5. Diabetes tipo 2.

A cirurgia bariátrica é considerada apenas após tentativas sem sucesso de perda de peso por meio de exercícios e ajustes na dieta. Além disso, é importante ressaltar que o procedimento não é adequado para todas as pessoas com excesso de peso, pois o médico avaliará a saúde global do paciente para minimizar os riscos.

Requisitos para Cobertura da Cirurgia Bariátrica pelos Planos de Saúde

Todos os planos de saúde são obrigados a oferecer cobertura para a cirurgia bariátrica, desde que o paciente atenda aos critérios estabelecidos pelas regulamentações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

De acordo com a ANS, os planos de saúde devem cobrir a cirurgia bariátrica nas seguintes situações:

  • Paciente com idade entre 18 e 65 anos;
  • Presença de obesidade mórbida por mais de 5 anos;
  • IMC (Índice de Massa Corporal) entre 35 Kg/m² e 39,9 Kg/m², associado a alguma condição de saúde relacionada à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras; ou IMC entre 40 Kg/m² e 50 Kg/m², com ou sem condições de saúde adicionais relacionadas à obesidade.

Quais São as Modalidades de Cirurgias Bariátricas Cobertas pelo Plano de Saúde?

De acordo com as diretrizes da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os planos de saúde oferecem diferentes tipos de cirurgias bariátricas, dependendo dos critérios de atendimento do paciente. Abaixo, descrevemos os principais tipos:

  1. Bypass Gástrico:

Nessa cirurgia bariátrica, o estômago é reduzido, e ocorre uma modificação no intestino, que é reconectado à parte menor do estômago. O procedimento é normalmente realizado por laparoscopia, com pequenas incisões no abdômen. Isso permite que o paciente perca cerca de 70 a 80% do excesso de peso.

  1. Banda Gástrica:

Essa técnica envolve a colocação de uma prótese de silicone ajustável ao redor do estômago, reduzindo seu tamanho e moldando-o de maneira semelhante a uma ampulheta. A banda é conectada a um tubo que permite ajustes. No entanto, essa cirurgia bariátrica está caindo em desuso devido à perda de peso limitada que proporciona e a complicações associadas.

  1. Gastrectomia Vertical ou Sleeve:

Nesse procedimento, aproximadamente 75 a 80% do estômago é removido por meio de grampeamento realizado na vertical. Essa cirurgia é realizada por videolaparoscopia na maioria dos casos e permite que o paciente perca cerca de 60 a 70% do excesso de peso. Diferentemente do bypass, a gastrectomia vertical não interfere na conexão entre o estômago e o intestino, tornando-a menos invasiva.

  1. Duodenal Switch:

Esta é uma opção de cirurgia bariátrica mais complexa, que envolve um desvio significativo no intestino e uma maior exclusão de área gástrica. No entanto, devido à sua complexidade e aos potenciais problemas nutricionais e metabólicos, essa cirurgia é restrita e raramente realizada.

Qual é o Prazo para a Aprovação da Cirurgia Bariátrica pelo Plano de Saúde?

Quanto tempo leva para que o plano de saúde aprove a cirurgia bariátrica, uma vez que esta está coberta?

Conforme as diretrizes da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a operadora de plano de saúde deve autorizar o procedimento no prazo máximo de 21 dias após a solicitação. Entretanto, existem considerações adicionais relacionadas aos prazos de carência dos planos.

Se o paciente já apresentava obesidade no momento da contratação do plano de saúde, é aplicado um período de carência de 24 meses antes de ser elegível para a cirurgia bariátrica.

No entanto, se o diagnóstico de obesidade mórbida ocorrer após a entrada no plano de saúde, o prazo de carência mínimo é de apenas 180 dias após a contratação do plano.

É importante destacar que uma das condições para a obrigatoriedade da realização da cirurgia bariátrica pelo plano de saúde é a necessidade de pelo menos dois anos de tratamento clínico para redução de peso.

Adicionalmente, em planos de saúde empresariais com 30 ou mais beneficiários, o período de carência de 180 dias pode ser reduzido ou até mesmo eliminado.

Em última instância, se houver interesse em realizar a cirurgia bariátrica, é recomendável consultar a operadora do plano de saúde para entender suas políticas e procedimentos específicos em relação a esse procedimento.

Principais convênios que cobrem a cirurgia bariátrica

O Joov

Se você está considerando a cirurgia bariátrica, já escolheu o plano de saúde ideal, mas está incerto sobre como proceder? Apresentamos o Joov, a primeira plataforma totalmente online para a compra segura de planos de saúde no Brasil, que também é reconhecida como o melhor comparador de planos do país.

Com o Joov, você pode explorar os planos de saúde oferecidos pelas operadoras mais respeitadas do mercado, com preços acessíveis e um processo de contratação simplificado, sem compromisso de fidelidade e sem taxas de adesão. Realize uma comparação com o Joov e encontre o plano que se adequa perfeitamente às suas necessidades, incluindo a cobertura para a cirurgia bariátrica.