Plano de saúde para mei: entenda porque é 30% mais barato!
Plano de Saúde para MEI: Por que é 30% mais barato e como escolhê-lo?
Olá, empreendedores! Hoje vamos conversar sobre uma questão super relevante para quem é microempreendedor individual (MEI) e está em busca de um plano de saúde. Você sabia que optar por um plano de saúde para MEI pode ser até 30% mais econômico do que os planos comuns para pessoa física? Vamos desvendar os motivos e te ajudar a escolher a melhor opção!
Como funciona o plano de saúde MEI?
O plano de saúde MEI é uma modalidade de plano de saúde empresarial, contratado através do CNPJ. Mas tirando isso, ele é igual um plano de saúde normal, onde você tem acesso a atendimento médico de qualidade através de um preço mensal.
Veja abaixo algumas características do plano de saúde MEI, em jogo rápido:
-
Valor: a taxa de adesão e o preço do plano de saúde MEI são calculados pela operadora do plano de saúde, de acordo com o que é fornecido como informação do MEI e das pessoas dependentes.
-
São levadas em consideração a abrangência geográfica, as idades dos beneficiários,quantas pessoas são contempladas pelo plano, qual o tipo de cobertura e segmentação. Esse valor costuma ser mais baixo que um plano individual.
-
Pessoas contempladas: o plano de saúde para MEI pode ser contratado a partir de uma pessoa como o titular, dono do CNPJ, e um dependente familiar direto – cônjuge, filhos e/ou enteados. Além disso, há microempreendedores individuais que incluem funcionários da empresa e seus dependentes. Este é um caso interessante para planos de saúde para startups, por exemplo.
-
Prazo de carência: a carência diz respeito ao tempo que você será atendido pelo plano de saúde após a contratação dos serviços. Nas regras para MEI, pode haver carência, desde que esteja prevista no contrato com a operadora. Como o MEI só pode ter um funcionário, geralmente o contrato do plano de saúde empresarial MEI tem menos que 30 vidas. Por isso, geralmente o MEI tem que cumprir sim um prazo de carência. Para não cumprir a carência, a melhor alternativa é transferir o plano de saúde antigo através da portabilidade de plano de saúde.
-
Rescisão do contrato: de acordo com as regras de planos de saúde para MEI, o encerramento do contrato só poderá ser realizado frente a três situações:
Inadimplência, quando o microempreendedor individual deixa de pagar o benefício. Nesse caso, a operadora é responsável por notificar o beneficiário sobre a rescisão do contrato, que deverá ser colocada em prática a partir da data comunicada.
Ilegitimidade do contratante, quando os documentos de comprovação da existência e regularidade do MEI não são entregues ou apresentam falhas durante a renovação do plano, em seu aniversário de contrato. Nesse caso, a operadora deve comunicar o titular com antecedência de 60 dias, apresentando a justificativa do cancelamento do plano.
Por vontade da operadora, apenas no período de aniversário do contrato. Nesse caso, a operadora deve comunicar ao microempreendedor individual com 60 dias de antecedência e também fornecer as razões para o cancelamento.
- Reajuste: em contratos que incluem menos de 30 vidas, como é o caso de planos de saúde MEI, a ANS estabelece que o reajuste tenha um valor único, aplicável a todos os planos da operadora. O reajuste do valor também é feito de acordo com a mudança de faixa etária dos contemplados pelo serviço. Dessa forma, o MEI fica protegido de reajustes muito grandes, que são um risco em contratos com mais de 30 vidas.
Por que o plano de saúde para MEI é mais acessível?
-
Planos de Saúde Empresariais: Os planos para MEI se enquadram na categoria empresarial, que geralmente apresentam valores mais atrativos do que os individuais. Afinal, você não é apenas uma pessoa física, mas também um negócio!
-
Rede Credenciada Ampliada: Com mais opções de planos disponíveis no mercado, você consegue acessar uma rede mais extensa de hospitais, laboratórios e clínicas, muitas vezes a um custo menor.
-
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Seus Benefícios: A ANS regula os planos de saúde empresariais, o que ajuda a garantir que os valores se mantenham competitivos e justos.
-
Através do Joov, você ganha acesso a uma gama de planos de saúde de qualidade, com preços acessíveis e adaptados às suas necessidades específicas.
Condições para contratar um plano de saúde MEI
Não basta apenas ser um microempreendedor individual. É necessário cumprir alguns requisitos:
- Ter CNPJ ativo há pelo menos 6 meses;
- Estar com a situação MEI regulamentada;
- Contratar o plano para no mínimo duas ou três vidas, dependendo da operadora.
Documentação necessária
Prepare-se com os documentos certos:
- Registro na Receita Federal: Seu Cartão MEI, que é como um CPF para sua empresa;
- Inscrição na Junta Comercial: Seu NIRE, para comprovar a regularidade do seu MEI.
Vantagens do Plano de Saúde MEI
- Economia Significativa: Comparado a um plano comum, você pode economizar até 30%;
- Opções Flexíveis: você encontra planos a partir com preços em conta e com as necessidades que você precisa.
Como escolher o melhor plano para você?
-
Pesquise sobre a rede credenciada: Confira a lista de hospitais, laboratórios e clínicas disponíveis;
-
Verifique a abrangência geográfica: Escolha um plano que atenda nas regiões onde você mais frequenta.
-
Atenção às coberturas: Entenda o que está incluso no plano, desde consultas a procedimentos específicos.
-
Custo x Benefício: Analise se o valor do plano compensa pelos serviços oferecidos.
Verifique direitinho o que o seu plano de saúde cobre com as segmentações e o Rol de Procedimentos
Não existe nada pior do que esperar contar com um serviço ou uma assistência e descobrir que o seu plano não cobre aquilo, certo?
Por isso, é importante prestar bastante atenção nas coberturas do seu plano. As coberturas passam por dois grandes temas: as segmentações assistenciais e o Rol de Procedimentos incluído.
A segmentação assistencial corresponde ao tipo de plano e cobertura contratado. Existem grandes cinco categorias de plano de saúde, além de diferentes combinações entre eles. As cinco segmentações principais são:
-
Ambulatorial, isto é, o plano que engloba consultas médicas, exames e tratamentos realizados em clínicas ou consultórios, bem como procedimentos feitos em ambulatório. Nestes contratos, o beneficiário não tem direito à internação.
-
Hospitalar, isto é, o plano que compreende exclusivamente a cobertura de internações hospitalares, com exceção de partos. Esta cobertura pode oferecer quarto individual ou coletivo.
-
Obstetrícia, que é uma variação do plano hospitalar que inclui os procedimentos relativos ao pré-natal, além de assistência ao parto e ao recém-nascido.
-
Referência, que é um plano que inclui a cobertura de todos os planos acima, com acomodação obrigatoriamente em quarto coletivo.
-
Odontológica, isto é, um plano que inclui atendimentos odontológicos, inclusive procedimentos cirúrgicos-odontológicos, realizados em consultório.
-
Uma combinação comum e muito efetiva é ambulatorial mais hospitalar, com obstetrícia.
Conclusão: Vale a Pena?
Com certeza! Se você é MEI e está na busca de um plano de saúde, as vantagens são muitas. Além do acesso a uma rede credenciada de qualidade, os planos são mais acessíveis e ajustáveis às suas necessidades.
E lembre-se, sempre tenha suas dúvidas esclarecidas pela operadora ou pela ANS. Afinal, a saúde é um investimento que vale cada centavo, ainda mais quando você consegue economizar!
Então, o que você acha? Está pronto para dar esse passo e garantir mais segurança e bem-estar para você e sua empresa? Para tomar a decisão mais informada, busque o Joov. Com ele, você pode cotar e escolher o plano de saúde ideal com a confiança de que está fazendo o melhor para você e sua empresa!