Hospital e Maternidade: Saiba qual escolher!

Na escolha do melhor local para ter o bebê, muitas mães ficam em dúvida entre Hospital e Maternidade, mas você realmente sabe quais os critérios que deverá utilizar para escolher? Confira aqui.

Muitas mamães de primeira viagem se perguntam: “Tem diferença entre Hospital e Maternidade?” E a resposta é sim! Existem muitos hospitais que já tem as maternidades incluídas. Enquanto há maternidades que não são integradas a hospitais.

E é nessas horas de escolher onde o bebê irá nascer, que é muito importante levar em consideração alguns critérios, como hospital ou maternidade, o selo de qualidade, a equipe médica e estrutura, e tantos outros que você irá ver aqui.

Médica segurando um recém nascido no hospital e maternidade.

Para começar, separamos a dúvida principal: “Hospital e Maternidade, qual escolher?”. Veja aqui, o que os diferenciam e descubra qual é a melhor opção para você e seu bebê.

Hospital e Maternidade, onde ter o bebê?

A diferença entre hospital e maternidade pode ser bastante relevante em alguns aspectos, enquanto em outros, não. Trouxemos aqui uma definição breve de cada um deles, quais são suas diferenças e qual é o mais indicado para você. Veja:

Hospital

O hospital, por se tratar de um ambiente de urgências médicas, atende a todos os tipos de especialidades, enfermidades e gravidades. Por isso, muitos hospitais geralmente já disponibilizam uma área exclusiva para gestantes e seus bebês.

O parto em hospitais é indicado para aquelas gestantes que possuem alguma complicação clínica, necessitando de atendimento em outras áreas como, cardiopatia, problemas neurológicos ou problemas pulmonares.

Além disso, é sempre importante conferir se o hospital possui UTI Neonatal, para caso o bebê necessite.

Maternidade

Já as maternidades são exclusivas para gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz. Umas das vantagens da maternidade, é que, por ser só para esse grupo de pessoas, reduz o risco de contaminação do local.

As maternidades também contém uma equipe médica preparada para todos os tipos de complicações obstétricas, UTI Neonatal e UTI Adulta, e um médico obstetra disponível 24 horas.

Aqui, as mamães podem ficar com o seu bebê na mesma acomodação que a sua. Além de toda infraestrutura, segurança e conforto. Portanto, pode-se dizer que as maternidades é o lugar mais indicado para se ter o bebê.

Uma indicação de local que atende a ambos os critérios é o Hospital e Maternidade Santa Joana, que é referência nacional e internacional no atendimento de mães e bebês.

Após saber qual é o lugar mais indicado para você ter o seu bebê, se será num hospital ou numa maternidade, vem alguns outros fatores que devem ser levados em consideração. Veja.

Quais critérios deve-se levar em consideração na escolha do local de nascimento do bebê?

Os critérios que você deve utilizar para escolher o lugar de nascimento do bebê são fatores básicos, mas que fazem muita diferença nesse momento tão importante. Confira abaixo quais são eles:

Localização

É indicado escolher o local que fique na mesma região em que você mora, para ter todos os cuidados que precisa pertinho de você, como no pré parto, parto, e pós parto. Mas vale ressaltar também que a localização não é um fator determinante.

Selo de Qualidade

É sempre bom buscar saber as avaliações daquele local antes de escolhê-lo, como se o mesmo possui licença para funcionar pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), se é bem avaliado. Uma dica também é verificar as indicações de obstetras.

Convênio

Se está pensando em fazer o parto pelo convênio, uma dica é procurar saber quais são os convênios que a Instituição escolhida atende e o que o seu plano de saúde cobre.

Segurança

Segurança nunca é demais! Portanto, é sempre bom procurar saber como funcionam as entradas e saídas do local, e se o ambiente hospitalar também é seguro.

Alojamento conjunto e amamentação

Muitas maternidades têm o alojamento conjunto para mãe e bebê, e incentivam a amamentação desde a primeira hora de vida do recém-nascido. Por outro lado, nem todos os hospitais fazem o mesmo. Portanto, é importante se informar se o local da sua escolha atende esse critério.

Equipe médica e estrutura

Quanto maior for a equipe de especialistas, melhor! Principalmente profissionais como: obstetras, anestesistas e pediatras especializados em neonatologia. E além disso, verificar se o local possui UTI Neonatal e UTI Adulto é uma boa.

E aí? Já sabe qual será o local de nascimento do bebê? E que tal escolher um convênio que cubra todas as suas despesas nesse momento? Faça uma cotação conosco, e escolha um plano de saúde que atenda todas as suas necessidades.