Teste de Gravidez: Como, quando e qual fazer?

Teste de farmácia, exame de sangue (Beta HCG) e até teste de gravidez caseiro, são usados para descobrir a gravidez, mas você sabe como eles funcionam? Como, quando e qual fazer? Saiba tudo aqui.

A menstruação atrasou e está sentindo o seu corpo diferente? Será que você está grávida? Calma! A única forma de descobrir isso é realizando o teste de gravidez de farmácia, que é aquele de urina, ou pelo exame de sangue, que é o Beta HCG. Mas você sabe como esses testes funcionam? Vem com a gente e descubra.

Mulher sorrindo segurando um teste de gravidez de farmácia.

O primeiro sinal da gravidez é o atraso menstrual, mas para aquela que possui o seu ciclo menstrual desregulado a descoberta da gravidez pode demorar um pouco mais. E além do sinal, também tem os sintomas da gravidez, que devem aparecer logo nas primeiras semanas e ser percebidos pela mulher.

Mas, além dos sinais (que são vistos) e os sintomas (que são sentidos), a forma mais eficaz de descobrir uma gestação é através do teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue. Ambos irão medir a quantidade do hormônio beta HCG, que é produzido pelo corpo da mulher apenas durante a gestação, e pode estar presente tanto no sangue, como na urina.

E que tal saber como funcionam esses testes? Veja logo abaixo como funciona o teste de gravidez de farmácia e o exame de sangue (Beta HCG), além dos testes de gravidez caseiros e tire todas as suas dúvidas.

1 - Teste de Gravidez de Farmácia

O teste de farmácia, ou de urina, é o mais realizado e tem em qualquer estabelecimento farmacêutico, ele mede a quantidade do hormônio beta HCG presente na urina.

Geralmente são baratinhos e o seu preço pode variar de marca para marca, mas você pode encontrá-lo a partir de 5 reais, que são aqueles fininhos, mas extremamente eficazes também, além de outros testes mais robustos como os da marca Clearblue, que são bastante conhecidos.

Quando fazer?

A partir do 1º dia de atraso da menstruação o teste de farmácia já pode ser realizado. Entretanto, como ele detecta a quantidade de beta HCG presente na urina, caso esse teste seja executado cedo demais por dar o “falso negativo”. Portanto, se isso acontecer, é aconselhado repetir de 3 a 5 dias depois.

Como fazer?

Para realizar o teste de gravidez de farmácia você deverá seguir os seguinte passos:

1 - Urinar em um recipiente limpo - o recipiente geralmente vem junto do teste - preferência com a primeira urina (xixi) do dia, ou após aguardar 4 horas sem urinar;

2 - Tirar a tampa do teste e mergulhar a ponta absorvente na urina, contida no recipiente;

3 - Esperar 5 segundos (ou o tempo indicado na embalagem do teste) e retirar;

4 - Colocar o teste em uma superfície plana;

5 - Aguardar de 1 a 5 minutos para aparecer o resultado do teste;

6 - E prontinho, agora é só visualizar o resultado.

Como saber se deu positivo ou negativo?

Os resultados que poderão aparecer no teste de gravidez de farmácia podem ser:

  • Duas riscas = resultado positivo, confirmando a gravidez;

  • Uma risca = resultado negativo, indicando que não existe gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detectada;

  • ”+” = resultado positivo, confirmando uma gravidez;

  • ”-“ = resultado negativo, indicando que não existe gravidez ou que ainda é muito cedo para que seja detectada.

2 - Exame de Sangue (Beta HCG)

O exame de sangue feito em laboratório, é muito comum para mulheres que desejam confirmar a gravidez. Existem dois tipos:

  • Quantitativo - é o que mede a quantidade do hormônio Beta HCG presente no sangue, podendo identificar até pequenas concentrações que não poderiam ser detectadas no exame de urina, que é o teste de farmácia;

  • Qualitativo - esse não informa a quantidade de Beta HCG, apenas informa se a mulher está grávida ou não.

É importante ressaltar que ambos chegam ao mesmo resultado, mas de formas diferentes.

Quando fazer?

Deve ser feito pelo menos 1 semana após a relação íntima sem preservativo. Não precisa aguardar a menstruação atrasar, pode ser feito antes. Mas se for o caso de fazê-lo após o atraso da menstruação, não tem problema, dará o resultado correto.

Como fazer?

Para fazer o exame não é necessário possuir uma prescrição médica ou estar em jejum. Entretanto, existem alguns laboratórios que solicitam um jejum de até 4 horas antes de realizar a coleta do sangue.

Bem como, se você possui um plano de saúde e deseja fazer o exame por meio dele, alguns laboratórios irão solicitar uma prescrição médica, que poderá ser feita por um ginecologista ou clínico geral. Mas é importante se informar com o laboratório antes.

Como saber se deu positivo ou negativo?

Os resultados que poderão aparecer no exame de sangue (Beta HCG), seja ele qualitativo ou quantitativo, podem ser:

  • Reagente = Positivo, confirmando uma gravidez;

  • Não Reagente = Negativo, indicando que não existe gravidez ou que ainda é muito cedo para que ela seja detectada.

3 - Teste de Gravidez Caseiro

Será que funciona mesmo? Existem alguns testes de gravidez caseiros, mas eles não são considerados confiáveis pela medicina, por apresentar resultados falsos. Alguns exemplos são:

  • Teste de fervura da urina;
  • Teste da pasta de dente;
  • Teste do sal;
  • Teste da água sanitária;
  • Teste do cotonete.

Citamos alguns aqui para que fique ciente que não há comprovação de eficiência na realização dos testes de gravidez caseiros, portanto, eles não são indicados. É recomendado realizar um teste de farmácia ou um exame de sangue, invés dos testes caseiros.

Qual é o melhor teste de gravidez?

Se comparado com o teste caseiro, o de urina e o de sangue são mais eficazes, visto que eles foram feitos de forma laboratorial e passaram por uma série de testes até serem comercializados e realizados. Ou seja, os testes de gravidez caseiros não são aconselhados por não serem confiáveis.

Mas se a sua dúvida é sobre a eficácia do teste de farmácia e o de sangue, saiba que ambos são eficazes sim, e devem mostrar o resultado verdadeiro, basta seguir o passo-a-passo que passamos aqui e realizar o teste no dia certo e da forma correta.

Possíveis resultados dos testes de gravidez

Existem 4 possíveis resultados para o teste de gravidez de farmácia e o exame de sangue (Beta HCG). Trouxemos uma tabela contendo três deles, mas explicamos o motivo do quarto motivo não está aí logo em seguida. Confira a tabela de possíveis resultados:

TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA E DE SANGUE
Possíveis Resultados Teste de Farmácia Exame de Sangue (Beta HCG)
Positivo Tira mais escura ou 2 listras Mais de 5 mIU/ml
Negativo Nenhuma alteração ou só 1 listra Menos de 5 mIU/ml
Falso Negativo Nenhuma alteração ou só 1 listra entre 5 a 25 mIU/ml

Resultado Positivo

Se o resultado do teste deu positivo, significa que a mulher está grávida, e dependendo da quantidade de beta HCG identificado no sangue tem como saber de quantas semanas está a gestação. Caso esse seja o seu caso, o indicado é que procure um obstetra para começar o pré-natal o quanto antes.

Resultado Negativo

Por outro lado, se o resultado do teste deu negativo, pode significar que você não está grávida. Mas se o atraso da sua menstruação persistir, é indicado que aguarde uma semana e realize um novo teste ou exame novamente, para confirmar o resultado anterior. Caso o novo teste der negativo, significa que a mulher realmente não está grávida.

Resultado Falso Negativo

O resultado “falso negativo” é mais comum do que você pensa, isso acontece porque o teste foi feito muito cedo e ainda não existe uma quantidade significativa de beta HCG na urina, dando um resultado negativo apesar da mulher estar grávida. Por isso é indicado realizar o teste apenas quando ocorrer o atraso da menstruação e não antes.

Resultado Falso Positivo

Já o resultado “falso positivo” deve ser algo a se preocupar. Ele acontece quando a mulher realiza um teste de resultado positivo, e quando o repete o teste o resultado dá negativo. O motivo disso é devido a um aborto espontâneo, que é relativamente comum ocorrer nas primeiras semanas de gestação. Se isso acontecer, procure um ginecologista, principalmente se for frequente, pois pode indicar problemas de fertilidade e precisará de tratamento.

Tire outras dúvidas sobre a Maternidade:

E agora que já sabe tudo o que precisa saber sobre testes de gravidez, que tal contratar um plano de saúde que inclua todos os cuidados obstétricos? Conheça o Joov, e encontre um plano de saúde sob medida para você e o bebê :)

Banner gif