18 primeiros sintomas de gravidez mais comuns

Será que estou grávida? Descubra aqui quais são os 18 primeiros sintomas de gravidez mais comuns, o que fazer se der positivo e conheça alguns aplicativos de acompanhamento.

Os primeiros sintomas da gravidez são bastante relativos de mulher para mulher, e de gestação para gestação. Os sintomas em algumas mulheres podem ser sutis, chegando a ser quase imperceptíveis, já em outras, podem ser intensos devido às alterações hormonais, sendo notados logo nas primeiras semanas de gestação.

Existem os sinais da gravidez, que podem ser vistos, e os sintomas, que podem ser sentidos, e é exatamente deles que iremos falar aqui. Descubra neste artigo quais são os 18 sintomas mais comuns nas primeiras semanas de gravidez e muito mais!

Uma mulher com enjoo de gravidez, vomitando na pia do banheiro.

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre alguns dos sintomas mais comuns no início da gravidez, ou até mesmo, já ser mamãe e ter passado por isso. Os mais falados são os enjoos, desejos alimentares diferentes, as mamas maiores e aquele sono que não acaba nunca. Mas existem muitos outros sintomas além desses, que você poderá descobrir aqui e agora!

Aliás, uma curiosidade bastante interessante é que durante a gestação os cabelos tendem a ficar mais hidratados e sedosos, devido ao aumento de progesterona, um hormônio feminino, que também impacta diretamente no sono e cansaço excessivo durante a gravidez.

Confira logo abaixo quais são os 18 primeiros sintomas de gravidez mais comuns, e descubra se você possui algum deles ou não.

Quais são os 18 primeiros sintomas de gravidez mais comuns?

Como falamos, cada gestação pode ser diferente uma da outra, e os sintomas também não são diferentes, eles irão variar muito. Mas para te ajudar a identificar uma possível gravidez, trouxemos aqui os principais, veja quais são eles:

1 - Atraso menstrual;

2 - Cólica e/ou inchaço abdominal;

3 - Mamas sensíveis, aumentadas e escurecimento da aréola;

4 - Aumento da libido;

5 - Corrimento vaginal cor-de-rosa e mais espesso;

6 - Náuseas, enjoos e vômitos;

7 - Vontade constante de urinar;

8 - Sono excessivo e cansaço frequente;

9 - Constipação intestinal;

10 - Alterações no paladar e aversão a cheiros fortes;

11 - Dor no fundo das costas;

12 - Alterações de humor;

13 - Sangramento vaginal;

14 - Desejo por comidas diferentes;

15 - Pele mais oleosa e acnes;

16 - Ondas de calor;

17 - Sangramento ou congestão nasal - principalmente para quem possui rinite;

18 - Tonturas e dor de cabeça.

São muitos os sintomas iniciais da gravidez, e eles podem ir alterando de semana após semana. Mas além de identificá-los, é importante realizar um teste de gravidez para ter a certeza, ok? Alguns exemplos são o Beta HCG, que consiste em um exame de sangue e o teste de farmácia, que é o teste de urina.

E se você se identificou com os sintomas de gravidez elencados aqui e realizou o teste que deu positivo, o que você deve fazer? Veja logo abaixo.

Estou grávida! E agora?

Ao descobrir que estar grávida, primeiramente, calma, vai dar tudo certo! Segundamente, conte para a sua família e procure ajuda médica, de preferência um obstetra para iniciar o seu Pré-natal, pois quanto mais cedo você começar, melhor, tanto para a mamãe, quanto para o bebê, que já estará no saco gestacional.

O pré-natal na gestação é importante porque ajuda a prevenir e detectar patologias precoces, tanto fetais, como maternas também. Podendo acompanhar de pertinho o e garantir o desenvolvimento saudável do bebê, além de reduzir os riscos da mamãe gestante. Portanto, não deixe de fazer o pré-natal, tudo bem?

Aliás, muitos planos de saúde baratinhos cobrem todos os tipos de serviços obstétricos, incluindo o parto e a assistência ao bebê nos seus primeiros 30 dias de vida. Nós no Joov podemos encontrar o plano ideal para você, venha conversar conosco.

Acompanhar a gravidez é o desejo de muitas mamãs, então, que tal umas dicas de aplicativos para monitorar e acompanhar o desenvolvimento do bebê?

Dicas de aplicativos de acompanhamento da gestação

Existem alguns aplicativos que são para monitorar o ciclo menstrual, inclusive quando a sua última menstruação e outros que são próprios para acompanhar a gravidez, e dão dicas valiosas, além de te deixar ciente de tudo o que está acontecendo. Por isso, trouxemos alguns deles aqui, confira:

1 - Gravidez+

2 - Minha Gravidez e Meu Bebê Hoje

3 - Gravidez - Sprout

4 - Canguru Gravidez

5 - Meu Pré-Natal

Tire outras dúvidas sobre a Maternidade:

E agora que já sabe quais são os primeiros sintomas de gravidez, além de muitas outras coisas, que tal contratar um plano de saúde para ter todos os cuidados obstétricos necessários de forma especial? Conheça o Joov, e encontre um plano de saúde ideal para você e o seu bebê :)

Banner gif